I Roda de Conversa do NEAL

A roda de conversa do NEAL tem por objetivo aproximar egressos e ingressantes, discutir escolhas assertivas e sugerir condutas que possam ajudar os ingressantes durante o mestrado e o doutorado. Neste primeiro encontro, os egressos convidados apresentaram as boas práticas que influenciaram em suas trajetórias acadêmicas e, em seguida, os ingressantes realizaram perguntas buscando sanar dúvidas sobre estratégias a serem utilizadas durante os anos que permanecerão na pós-graduação.

Um dos convidados foi o Doutor em Geografia Sirius Souza de Oliveira, que atualmente exerce o cargo de professor adjunto na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Ele cursou doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), entre 2014 e 2017. Durante sua apresentação, ficou evidente como suas estratégias para progredir na carreira acadêmica o ajudou a alcançar o cargo de professor efetivo na UNIVASF.

Prof. Doutor. Sirius Souza de Oliveira

O outro convidado foi o Doutor em Geografia Saulo de Oliveira Folharini, que atualmente realiza Pós-doutorado no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho (Portugal) no projeto CLICTOUR. Ele cursou doutorado, mestrado e graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com estágio sanduíche (PDSE/CAPES) na Universidade do Kansas (Lawrence/USA) e (Santander Universidades) na Universidade do Minho (Guimarães/Portugal).

O professor Doutor Saulo Folharini apresentou boas práticas semelhantes àquelas apresentadas pelo Professor Sirius, porém enfatizando sua experiência internacional, através dos programas de intercâmbio, e como isso influenciou na aquisição da bolsa de Pós-Doutorado em outro país.

Os ingressantes do NEAL ficaram animados com a realização do evento, pois tiveram a oportunidade de conhecer os possíveis caminhos a serem seguidos após a pós-graduação, permitindo que eles criem estratégias com as boas práticas apresentadas pelos professores doutores Sirius Souza e Saulo Folharini. Os ingressantes estão animados para as próximas rodas de conversa.