Cartas de Susceptibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações.

por: Douglas Cabral –

As cartas são fundamentais para o planejamento adequado de uso e ocupação das terras, afim de reduzir perdas materiais e de vidas humanas.


As Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações são documentos cartográficos que representam a possibilidade de ocorrência de movimentos gravitacionais de massa (deslizamentos e corridas de detritos) e processos hidrológicos (inundações e enxurradas).

O levantamento consiste numa modelagem matemática feita em escritório, a qual posteriormente é validada em trabalho de campo por uma equipe de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil-CPRM, que percorre toda a extensão do município.

A elaboração das Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações está prevista no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais. Com início em agosto de 2012, os municípios do território brasileiro iniciaram a cartografia dos temas-fim do projeto.

As áreas são classificadas em alta, média e baixa suscetibilidade a movimentos de massa e inundações.

Adicionalmente, são apresentadas as feições geológicas (cicatrizes de deslizamentos, feições erosivas, paredões rochosos e blocos de rocha), além de mapas de padrões de relevo, também desenvolvidos pela equipe envolvida e mapas de solo e geológico-estrutural, na maior escala disponível.

A CPRM disponibiliza através de duas Notas Técnicas – informações sobre os procedimentos adotados para a elaboração de modelagens de inundação, e das cartas de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa com o objetivo de orientar quanto aos procedimentos adotados na confecção das cartas.

Fluxograma das quatro etapas de execução da análise, classificação e zoneamento da suscetibilidade a inundações – Fonte: CPRM – Nota Técnica para elaboração de modelagens de inundação

Os dados referentes as cartas estão disponíveis para downlad no site do Serviço Geológico do Brasil

Municípios Mapeados: 526
Pessoas Contempladas pelo Projeto: 88.878.387
Cartas Publicadas em 2021: 18
Atualizado em: 25/05/2021

SAIBA MAIS

TV CPRM – Vídeo Institucional – Cartas de Suscetibilidade

Autoria: Douglas Cabral

Edição: Diego F. T. Machado

Foto da capa: Douglas Cabral – Santana/AP (inferior) e São Domingos do Norte/ES (superior)

Posted in post and tagged , , , , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *