por: Douglas Cabral –
As cartas são fundamentais para o planejamento adequado de uso e ocupação das terras, afim de reduzir perdas materiais e de vidas humanas.
As Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações são documentos cartográficos que representam a possibilidade de ocorrência de movimentos gravitacionais de massa (deslizamentos e corridas de detritos) e processos hidrológicos (inundações e enxurradas).
O levantamento consiste numa modelagem matemática feita em escritório, a qual posteriormente é validada em trabalho de campo por uma equipe de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil-CPRM, que percorre toda a extensão do município.
A elaboração das Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações está prevista no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais. Com início em agosto de 2012, os municípios do território brasileiro iniciaram a cartografia dos temas-fim do projeto.
As áreas são classificadas em alta, média e baixa suscetibilidade a movimentos de massa e inundações.
Adicionalmente, são apresentadas as feições geológicas (cicatrizes de deslizamentos, feições erosivas, paredões rochosos e blocos de rocha), além de mapas de padrões de relevo, também desenvolvidos pela equipe envolvida e mapas de solo e geológico-estrutural, na maior escala disponível.
A CPRM disponibiliza através de duas Notas Técnicas – informações sobre os procedimentos adotados para a elaboração de modelagens de inundação, e das cartas de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa com o objetivo de orientar quanto aos procedimentos adotados na confecção das cartas.
Os dados referentes as cartas estão disponíveis para downlad no site do Serviço Geológico do Brasil
SAIBA MAIS
Autoria: Douglas Cabral
Edição: Diego F. T. Machado
Foto da capa: Douglas Cabral – Santana/AP (inferior) e São Domingos do Norte/ES (superior)