Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

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Abordagem transdisciplinar dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Química: o caso das Geociências

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Sidnei de Lima Júnior
Mestrando do Programa em Ensino e História das Ciências da Terra, Instituto de Geociências, UNICAMP, Campinas, SP.
Alfredo Borges De-Campos
Instituto de Geociências, UNICAMP, Campinas, SP.
Cleonice Rocha
Depto. Matemática e Física, PUCGoiás, Goiânia, GO e professora visitante no Instituto de Geociências, UNICAMP, Campinas, SP

ABSTRACT Transdisciplinarity of the Brazilian National Curriculum Parameters of Chemistry: the contribution of Earth Sciences. Earth Science based knowledge is important for understanding terrestrial phenomena besides providing training for citizenship and promoting environmental sustainability culture. These skills are addressed in the curriculum of fundamental education disciplines, among them Chemistry. The authors performed an analysis of narratives from the Brazilian National Curriculum Parameters of Chemistry, which allowed to find ten strips covering topics in Earth Sciences and to point out topics that can be considered in Chemistry curriculum development. This approach can contribute to meaningful learning in Chemistry which is provided by data treatment and correlations between subjects from geodynamics (Earth System). However, it is crucial the role of the teacher as facilitator of the discipline content because the contextualization of knowledge enables one to addressing the issues from a transdisciplinary perspective.Citation: Lima Jr. S.de, De-Campos A.B., Rocha C. 2014. Análise da inserção de conhecimentos em Geociências nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Química. Terræ Didatica, 10(3):289-297. <http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/>.

Keywords: Chemistry learning, Earth Sciences, contextualization, citizenship.

RESUMO Conhecimentos gerados pelas Geociências são importantes para a compreensão de fenômenos terrestres, além de proporcionar formação para a cidadania e colaborar para a promoção de uma cultura de sustentabilidade ambiental. Estes conhecimentos são tratados nos currículos das disciplinas da área de ciências do ensino básico, dentre elas a Química. Por meio da análise de narrativas foram verificados dez trechos que abordam temas em Geociências propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Química no Brasil e apontados os tópicos presentes nestes documentos que podem ser trabalhados na elaboração do currículo de Química. Essa abordagem pode contribuir para uma aprendizagem significativa em Química, propiciada pelo tratamento e correlação dos assuntos por meio das diversas geodinâmicas (Sistema Terra). Porém é fundamental o papel do professor como mediador destes conteúdos, já que a contextualização dos conhecimentos possibilita um tratamento dos assuntos de forma transdisciplinar.

Palavras chave: Ensino de Química, Geociências, contextualização, cidadania.

 

 

 

 

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