Campinas-Brasil
ISSN 1980-4407
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Volume 14, n2
Volume 14, n1
Volume 12, n3
Volume 10, n2
Volume 8, n2
Terræ Didatica objetiva publicar comunicações originais nos campos das Ciências da Terra, Geologia, Geografia, Educação e áreas de pesquisa relacionadas com as Ciências do Ambiente. Divulgam-se artigos originais e inéditos em Inglês, Português e Espanhol, resultantes de pesquisas realizadas no Brasil e em outros países. A revista mantém duas versões quase idênticas: a edição eletrônica de acesso livre (open access journal) e a tradicional versão impressa, que são publicadas interruptamente, com regularidade e pontualidade desde o lançamento em 2005. A distribuição, nacional e internacional, busca atingir público-alvo amplo e diversificado. A maioria dos autores não está vinculada a grupos de pesquisa da Unicamp, fato que revela a aceitação desse perfil editorial pela comunidade das áreas de Educação, Ciências da Terra, Geografia e Ciências do Ambiente. A revista apoia os cursos brasileiros de graduação e pós-graduação, fornecendo a professores e alunos os resultados de pesquisas científicas e educacionais, materiais didáticos, recursos educativos, notícias e informações de interesse para crescimento e popularização das Ciências da Terra. As principais ações são: (a) difusão de ações educativas, (b) fomento à realização de novas experiências didáticas, (c) estímulo ao intercâmbio de boas práticas pedagógicas e (d) intercâmbio de materiais didáticos e recursos educativos para a educação básica e superior. Todas as edições publicadas podem ser consultadas em:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td
www.ige.unicamp.br/terraedidatica
Uma publicação periódica em Ciências da Terra que busca difundir inovações e recursos de alta qualidade para difundir o conhecimento e aprimorar a Ciência e a Educação
As edições em papel são gratuitamente distribuídas a bibliotecas, instituições públicas e organizações não governamentais de campos como geologia, geografia, ensino e estudos ambientais. São distribuídas também para acadêmicos, professores, profissionais e estudantes, mediante solicitação, porém a quantidade é limitada. A impressão de revistas foi suspensa em 2017, por prazo indeterminado.
Terræ Didatica pretende melhorar a comunicação entre geocientistas e educadores brasileiros e seus pares de outros países. Em 2018, Terræ Didatica funde-se com outro periódico mantido pelo IG-Unicamp, a revista Terræ. Embora nascidas de dois perfis inicialmente distintos, evidenciou-se ao longo dos anos certa complementaridade entre as revistas. Consagrada a fusão, Terræ Didatica aumenta sua periodicidade para trimestral e abre a possibilidade de integrar conjuntos temáticos de artigos contendo resultados de pesquisas relevantes no plano internacional. Aceitam-se artigos bilíngues [ver exemplo em Passow et al. 2013], roteiros de campo, comunicações curtas e resumos de teses e dissertações. Também são aceitas avaliações científicas ou discussões de metodologias científicas e programas de pesquisa. Além disso, a revista pode divulgar comunicações contendo resultados parciais de projetos científicos ou educacionais em andamento; revisões de livros e outros materiais científicos; relatórios sobre conferências e cursos.
Manuscritos para Terræ Didatica podem ser submetidos em Português, Espanhol ou Inglês. O caráter da publicação permite incluir cadernos temáticos, além de aceitar Material Suplementar [ver adiante] na edição eletrônica. A publicação de números especiais pode acelerar o processo de difusão. Terræ Didatica aceita:
Artigos inéditos resultantes de pesquisas científicas ou educacionais
Materiais didáticos originais e recursos de ensino, em meio analógico (papel) ou eletrônico, como:
Textos de apoio, sínteses, aplicações práticas e experimentos educativos.
Análises de mapas e outros documentos das Geociências que divulguem ou abordem aspectos do conhecimento regional ou mesmo global.
Relatórios de projetos, workshops, simpósios, congressos e qualquer outra atividade relevante relacionada às Ciências da Terra.
Traduções de textos altamente relevantes para o avanço das Geociências.
Relatos de pesquisas científicas, educativas e propostas de desenvolvimento de pesquisas inovadoras em qualquer área de Ciências da Terra:
Sínteses, reflexões, relatos ou análises críticas de projetos e propostas relacionados às Ciências da Terra.
Números temáticos ou monográficos sintetizando resultados de um ou mais grupos de pesquisa.
Tipos de artigos em Terræ Didatica
Pesquisa: Fundamentos e/ou resultados de pesquisa científica ou educacional
Revisão: Trabalhos de revisão bibliográfica ou de síntese de literatura
Atividade prática: Ideia e/ou experimento para sala de aula ou laboratório
Roteiro: Descrições sucintas na forma de roteiros de campo ou expedições científicas
Discussões e Resenhas: contribuições e comentários sobre Artigos ou Comunicações recentes, seguidas de Réplicas pelo(s) autor(es) do trabalho de origem. Os textos devem ser breves, objetivos e concisos.
Difusão científica: Trabalhos relevantes que contribuam na divulgação e popularização das Geociências
Breve comunicação: notícias, informações, resumos e relatórios que contenham resultados de interesse ou façam parte de investigações em andamento
Todo o processo de submissão e avaliação de artigos é feito em meio eletrônico, no ambiente OJS (Open Journal Systems), pelo link:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/login
Catalogação na Fonte elaborada por Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447
Google Scholar – Métrica (Índice H)
Terræ Didatica não cobra qualquer taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.
Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas publicações credenciadas no Portal, a revista Terræ Didatica adota o serviço de identificação de similaridade de textos, utilizando como base a plataforma Turnitin implantada na Universidade desde novembro de 2016.
Terrae Didatica (Instituto de Geociências/UNICAMP), ISSN eletrônico 1980-4407, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na Terrae Didatica. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Em cada número.
Fonte: Declaração baseada na revista Educação (UFSM)
Passow M., Pereira H., Peart L. 2013. A brief history of scientific ocean drilling programs. Breve história dos programas científicos de perfuração oceânica. Terræ Didatica, 9(2):65-73. URL: https://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/v9_2/PDF92/TD_95-Passow.pdf. Acesso 10.02.2018.
A revista usa o Open Journal Systems (OJS 2.4.8.2), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
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