Campinas-Brasil
ISSN 1980-4407
_____________________
Volume 8, n1
Volume 7, n2
Volume 7, n1
Volume 6, n2
Volume 6, n1
Volume 5
Volume 4
Volume 3
Volume 2
Volume 1
Volume 10, n3
Artigos
Ensino de geologia introdutória: raízes e desdobramentos
da mudança curricular em 1973 na USP
Ivan Amorosino do Amaral
Movimento de consolidação nacional de novas bases para o Ensino de Geociências
Carlos Alberto Lobão Cunha
Curso de especialização em Ensino de Geociências: vinte anos de experiências
Oscar Braz Mendonza Negrão
O Fórum Nacional de Cursos de Geologia e as Diretrizes Curriculares Nacionais: histórico e perspectivas
Celso Dal Ré Carneiro
Inovação no paradigma curricular:
os Projetos Temáticos em Geologia
Rualdo Menegat, Ana Maria Pimentel Mizusaki, Marcus Remus, Lidia Maria Vignol Lelarge, Norberto Dani
Aciertos, distorsiones y falacias en la enseñanza de las ciencias naturales
de la educacion secundaria obligatoria de Argentina
Hector L. Lacreu
Reorganização das metas curriculares no ensino básico Português:
o caso das
Geociências
Jorge Bonito
Método científico e controvérsias nas Geociências
José Roberto Serra Martins, Celso Dal Ré Carneiro
Acciones de difusión de las Ciencias de la Tierra en Argentina hoy
Leonor Bonan
La 6ª olimpíada internacional de ciencias de la tierra en Argentina: crónica de una experiencia compleja
José Sellés-Martínez
Análise de alguns casos nacionais de seleção e preparação para a International Earth Science Olympiad, IESO
Roberto Greco, Luiz Anselmo Costa Nascimento Ifanger
A construção de um litofone em uma abordagem interdisciplinar
Arlino Camargo Livério Jr., Eduardo M. Santos, Adriana P. B. Tufaile, Alberto Tufaile, Carlos Molina Mendes,
Rosely Aparecida Liguori Imbernon
Abordagem transdisciplinar dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Química: o caso das Geociências
Sidnei de Lima Júnior, Alfredo Borges De-Campos, Cleonice Rocha
Kit didático "da rocha ao grão" ... de areia
Christine Laure Marie Bourotte, Maria Cristina Motta de Toledo, Wania Duleba, Gabriela Tieme Aramaqui,
Larissa Gracielle Dellisa Campos, Patricia Junia Viana
Uma proposta de inclusão da Astronomia na formação profissional superior em Ciências da Terra
Flávia Requeijo,, Celso Dal Ré Carneiro
Ciências da Terra em cursos que habilitam ao magistério de Ciências Naturais para o ensino fundamental
Elias Profeta Ramos de Araujo, Maria Cristina Motta de Toledo
Desenvolvimento de recursos didáticos para o ensino de Geociências
para a Banca das Ciências e Experimentoteca da EACH/USP
Caroline Bertocco Garcia, Rosely Aparecida Liguori Imbernon, Ricardo Augusto V. Lacerda
Educar para prevenir: proteção e defesa civil nas escolas por um currículo
escolar vivo
Lucilene de Freitas Baeta, Natália Leite de Morais
Ensino de Geociências: elos entre duas universidades estaduais (Unicamp e UEFS)
e uma universidade federal (UFBA) na década de 1990
Joselisa Maria Chaves, José Carlos Barreto de Santana, Osmario Rezende Leite, Joil José Celino
Intemperismo simulado em animação gráfica
Maria Cristina Motta de Toledo, Carolina Harumi Takayama, Christine Laure Marie Bourotte
Interfaces currículo do ensino médio e Geociências: 10 anos de reflexões de grupo de pesquisa colaborativa
Natalina A.L. Sicca, Pedro W. Gonçalves, Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes,Maurílio A.R. Alves,
Maria Bernardete de Siqueira Canesin, Maria José dos Santos, Mirian M. A. de La Corte, Reino L. Figueiredo
Contribuições do ensino de Geociências à formação de uma massa crítica de professores e investigadores
José Roberto Serra Martins, Celso Dal Ré Carneiro
Monitoria proativa: uma experiência didático-pedagógica do grupo de ensino de Geologia Introdutória
da Faculdade de Geologia da Universidade Federal do Pará, Belém-PA
Francisco de Assis Matos de Abreu, José Fernando Pina Assis, Jamylle Trindade de Matos,
Leticia Briglia Ramos Arantes, Eliã Jéssica Oliveira Silva
Notas preliminares sobre o potencial de uso da experimentação no ensino de geociências na educação básica
Renata Correia Costa, Alfredo Borges De-Campos, Cleonice Rocha
Percepção de alunos de engenharia ambiental sobre o tema das mudanças climáticas
e sua área de atuação profissional
Karina da Costa Sousa, Denise de La Corte Bacci
Proposta de conteúdos alternativos e atividades para abordagem do tema água no ensino médio
Claudia de Vilhena Schayer Sabino, Wolney Lobato, Fernando Costa Amaral, Isabela Moreira
Aspectos do Projeto Político Pedagógico do Movimento Escoteiro no Brasil e reflexos na Educação Ambiental
Camila Moreno de Lima Silva, Rosely Aparecida Liguori Imbernon
Contributos da reforma curricular em Timor-Leste para a literacia do cidadão em Ciências da Terra
Jorge Bonito, Dorinda Rebelo, Margarida Morgado, Conceição Gomes, Celeste Coelho,
António Soares de Andrade, Luís Marques
Relevamiento de los contenidos curriculares de Ciencias de la Tierra en la formación
de profesores de primaria de la
ciudad de Buenos Aires
Diego Arias Regalía, Leonor Bonan
Pesquisas em ensino e história de Ciências da Terra: afinidades entre as universidades
estaduais de Campinas e Feira de Santana
Joselisa Maria Chaves, Fábio Gonçalves da Silva, Ana Paula Amorim Ramos, Karla Christiane Ribeiro Tanan
As Geociências e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na interface Ensinar-Aprender
Vlander Verdade Signoretti,Celso Dal Ré Carneiro
XIV ENCONTRO DO FÓRUM NACIONAL DE CURSOS DE GEOLOGIA
Prof. Dr. Rualdo Menegat, Celso Dal Ré Carneiro
NOTICIÁRIO / RESENHA DE LIVROS
Publicidade
GeoSciEd-2018
VIII GeoSciEd 2018 – 8th Quadrennial Conference of the
International Geoscience Education Organisation (IGEO)
– Geosciences for Everyone –
VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de
Ciências da Terra / EnsinoGEO-2018
– Geociências para Todos –
Autores e colaboradores: Chamada de trabalhos para o Volume 15, número 2, julho 2019.
Authors / collaborators: Call for papers, Volume 15, number 2, July 2019.
· Acesso a Terræ Didatica no Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (Unicamp)
Copyright © 2005-2007 - Instituto de Geociências - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Brasil - Todos os direitos reservados -
Desenvolvimento: