Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

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Interfaces currículo do ensino médio e Geociências: 10 anos de reflexões de grupo de pesquisa colaborativa

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Natalina A.L. Sicca
Mestrado em Educação. Centro Universitário Moura Lacerda. Ribeirão Preto, SP
Pedro W. Gonçalves
Pós-graduação em Ensino e História de Ciências da Terra (PEHCT). Instituto de Geociências. Universidade Estadual de Campinas.
Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Departamento de Educação (DEd). Universidade Federal de São Carlos.
Maurílio A.R. Alves
Departamento de Biologia. Universidade de São Paulo, Campus Ribeirão Preto (aposentado).
Maria Bernardete de Siqueira Canesin,
Professores da rede estadual do Estado de São Paulo.
Maria José dos Santos
Doutoranda do PEHCT. Professora do Instituto Federal de São Paulo.
Mirian M. A. de La Corte5

Professores da rede estadual do Estado de São Paulo.
Reino L. Figueiredo5

Professores da rede estadual do Estado de São Paulo.

Abstract The group of studies on Earth System Science is a work linked to experimentation and reflection on curricular questions of Brazilian secondary level. The group searches for curricular innovations by means of a learning focused on Earth Sciences. Earth Sciences or Environmental Studies are not ordinary contents in the National system education. The main findings show up which teachers of secondary school improve their formation, reform their teaching and learning activities, as well as changing their view of nature while they understand the geologic time scale. Citation: Sicca N.A.L., Gonçalves P.W., Fernandes M.C.S.G., Alves M.A.R., Canesin M.B.S., Santos M.J.dos, La Corte M.M. A.de, Figueiredo R.L. 2014. Interfaces currículo do ensino médio e Geociências: 10 anos de reflexões de grupo de pesquisa colaborativo. Terræ Didatica, 10(3):357-367. <http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/>.

Keywords: teaching of Earth Sciences, curriculum, teacher education, colaborative research, geologic time.

Resumo O Grupo de estudos de Ciência do sistema Terra constitui esforço de pesquisa, experimentação e reflexão sobre como adaptar o currículo do Ensino Médio brasileiro perseguindo eixos curriculares vinculados aos estudos da Terra. A maior parte das escolas brasileiras de educação básica não inclui no currículo componente curricular voltado para o estudo do conhecimento da Terra e do ambiente a seus estudantes. Dentro destes limites, tempo geológico tornou-se eixo capaz de articular disciplinas comuns da escola, ou seja, estudar a Terra e seus fenômenos permite construir ligações, p.ex. entre Biologia e Geografia (disciplinas comuns do Ensino Médio). Os procedimentos seguem orientações de pesquisa colaborativa que entrelaça pesquisadores de distintas universidades e professores da rede pública. Os principais resultados se concentram em inovações curriculares que enfatizam concepção mais realista e integrada de dinâmicas ambientais. O objetivo deste estudo é revelar como professores da educação básica descrevem a contribuição das Ciências da Terra para sua formação e quais são as implicações para o currículo do Ensino Médio.

Palavras-chaves: Ensino de Geociências, currículo, formação de professores, pesquisa colaborativa, tempo geológico.

 

 

 

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