Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

___________________uni__

 

Volume 14, n4

Volume 14, n3

Volume 14, n2

Volume 14, n1

Volume 13, n3

Volume 13, n2132

Volume 13, n1td13-1

Volume 12, n3td123

Volume 12, n2C122

Volume 12, n1td121g

Volume 11, n3c113

Volume 11, n2112g

Volume 11, n111-1

Volume 10, n3v103g

Volume 10, n2TD10-2

Volume 10, n1V_10_1G

Volume 9, n2v92g

Volume 9, n1

Volume 8, n2v82

Volume 8, n1t81g

Volume 7, n2

Volume 7, n1

Volume 6, n2

Volume 6, n1

Volume 5

Volume 4

Volume 3

Volume 2

Volume 1

103pq

Reorganização das metas curriculares no ensino básico Português: o caso das
Geociências

Versão integral PDF

Jorge Bonito
Universidade de Évora. CIDTFF da Universidade de Aveiro. Portugal.

Abstract Reorganizing curricular goals of the Portuguese basic education: the case of
Geosciences. In April 2012, the portuguese Ministry of Education and Science decided that development education should be guided by Curricular Goals, setting up, consistently, the knowledge and essential skills that students should acquire in different school years and content of each curriculum. Among others , was constituted a subgroup of reformulation of Curricular Goals for the discipline of Natural Sciences , with the objective of proposing targets , ensuring the necessary coordination between levels of education and between them and the content of programs. Curricular goals for the discipline of Natural Sciences 2nd and 3rd cycles of basic educationycle were defined , leaving out the 1st cycle. The contents of Geosciences are studied in 2nd cycle (5th grade) and 3rd cycle (7th grade ). This paper gives an overview of curriculum goals, content and academic time allocated to the teaching of geology in the basic education by sub-group , already approved by the Ministry of Education and Science.Citation: Bonito J. 2014. Reestruturação do ensino da Geociências na escolaridade básica e no ensino secundário português: o papel das metas curriculares. Terræ Didatica, 10(3):227-239. <http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/>.

Keywords: Natural sciences, curricular goals, curriculum, basic education.

Resumo Em abril de 2012, o Ministério da Educação e Ciência português decidiu que o desenvolvimento do ensino deve ser orientado por Metas Curriculares, definindo-se, de forma consistente, os conhecimentos e as capacidades essenciais que os alunos devem adquirir, nos diferentes anos de escolaridade e nos conteúdos de cada programa curricular. Entre outros, foi constituído um subgrupo de trabalho de reformulação das Metas Curriculares para a disciplina de Ciências Naturais, com o objetivo de propor as metas, assegurando a necessária articulação entre os ciclos de ensino e entre estas e os conteúdos dos programas. Foram definidas metas curriculares para a disciplina de Ciências Naturais, do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, deixando de fora o 1.º ciclo. Os conteúdos de Geociências são estudados no 2.º ciclo (5.º ano) e no 3.º ciclo (7.º ano). Neste trabalho dá-se conta das metas curriculares, dos conteúdos e dos tempos letivos atribuídos ao ensino das Geociências no ensino básico pelo subgrupo de trabalho, já homologadas pelo Ministério da Educação e Ciência.

Palavas-Chave: Ciências naturais, metas curriculares, currículo, educação básica.

 

 

 

Copyright © 2005-2007 - Instituto de Geociências - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Brasil - Todos os direitos reservados -

Desenvolvimento: