Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

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Inovação no paradigma curricular: os Projetos Temáticos em Geologia

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Rualdo Menegat
Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
rualdo.menegat@ufrgs.br
Ana Maria Pimentel Mizusaki
Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Marcus Remus
Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Lidia Maria Vignol Lelarge
Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Norberto Dani
Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Abstract For about 40 years the geology course at UFRGS formed professionals based on an unchanging curriculum and a graduate work throughout a basic geological mapping. From the 1990s has begun a thorough curriculum change that culminated in early 2000 with the implementation of a new type of graduate work or thesis, called Thematic Projects in Geology. The purpose of this article is to discuss the historical context of the paradigm shift in geology training after a long period of dictatorial government in Brazil. Moreover, it exposes the mode of operation and characteristics of the Thematic Projects and major achievements in 13 years of its development in a democratic and public university. Finally, set up some thoughts on the possible advances in quality career training in complex technical and democratic scientific contexts. Citation: Menegat R. 2014. Projetos Temáticos como Trabalhos de Conclusão de Curso de Geologia. Terræ Didatica, 10(3):204-216. <http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/>.


Keywords: Curriculum change, vocational training, curriculum, graduate thesis, academic quality.


Resumo Durante cerca de 40 anos o curso de geologia da UFRGS formou profissionais com base em um currículo cujo trabalho de conclusão dava-se por meio de um mapeamento geológico básico. A partir dos anos de 1990, deu-se início a uma profunda mudança curricular que culminou, no início dos anos 2000, com a implantação de nova modalidade de trabalho de conclusão do curso, denominada de Projetos Temáticos em Geologia. O propósito do presente artigo é discutir o contexto histórico da mudança de paradigma na formação profissional depois de um longo período de autoritarismo institucional que foi vigente durante o regime militar. Além disso, expõe-se o modo de funcionamento e as características dos Projetos Temáticos e os principais resultados alcançados em 13 anos de desenvolvimento em uma instituição universitária pública e democrática. Por fim, estabelecem-se algumas reflexões sobre os avanços possíveis na formação profissional de qualidade em contextos técnico-científicos complexos e democráticos.


Palavras-chaves: Mudança curricular, formação profissional, estrutura curricular, trabalho de conclusão de curso, qualidade acadêmica.

 

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