Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

___________________uni__

 

Volume 14, n4

Volume 14, n3

Volume 14, n2

Volume 14, n1

Volume 13, n3

Volume 13, n2132

Volume 13, n1td13-1

Volume 12, n3td123

Volume 12, n2C122

Volume 12, n1td121g

Volume 11, n3c113

Volume 11, n2112g

Volume 11, n111-1

Volume 10, n3v103g

Volume 10, n2TD10-2

Volume 10, n1V_10_1G

Volume 9, n2v92g

Volume 9, n1

Volume 8, n2v82

Volume 8, n1t81g

Volume 7, n2

Volume 7, n1

Volume 6, n2

Volume 6, n1

Volume 5

Volume 4

Volume 3

Volume 2

Volume 1

103pq

As Geociências e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na interface Ensinar-Aprender

Versão integral PDF

Vlander Verdade Signoretti
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Câmpus Pouso Alegre.
Celso Dal Ré Carneiro
Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

Abstract Information technology and communication (ICT), supported by the knowledge on Geosciences, can help to change the attitude of teachers and students of basic education. It may also improve the performance of students on some assessment learning tests of ​​science teaching, a specific area which accumulates many critical results. This article proposes that educational models supported in Geosciences can contribute to meaningful learning and to encourage teachers to create situations favorable to learning. Innovative solutions and approaches are required for increasingly support training courses for teachers, guided by computers, to integrate ICT in education for students. It is concluded that investing in education implies, besides the creation of real and virtual spaces of communication, continuous education and appreciation of those who promote their development. Science education, and hence Geosciences teaching, represents the generation of conditions for forming cult citizens, able to discern properly among choices that will face them along all their life.Citation: Signoretti V.V., Carneiro C.D.R. 2014. As TIC´s no ensino de Geociências: por uma inovação na interface entre ensinar e aprender. Terræ Didatica, 10(3):466-473. <http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/>.

Keywords : Geosciences teaching, ICT in education, teacher training.

Resumo As tecnologias de informação e comunicação (TICs), apoiadas em conhecimentos de Geociências, podem contribuir para mudar a postura de professores e alunos da educação básica e melhorar o desempenho de alunos nos exames de avaliação de aprendizado. Na área de ensino de Ciências, os resultados têm sido preocupantes e até mesmo críticos. Este artigo propõe que modelos educacionais apoiados em Geociências e condizentes com a época atual possam contribuir para a aprendizagem significativa e para estimular o professor a criar situações favoráveis ao aprendizado. Exigem-se soluções inovadoras e abordagens que fundamentem, cada vez mais, cursos de formação de professores, pautados em computadores, para integrar as TICs à educação do aluno. Conclui-se que investir em educação nessa época de imprevisibilidade pressupõe, além da criação de espaços reais e virtuais de comunicação, formação contínua e valorização daqueles que promovem o seu desenvolvimento. O ensino de Ciências e, conseguinte, o ensino das Geociências, representa a geração de condições para formação de cidadãos cultos e capazes de discernir de modo adequado frente às escolhas que a vida se lhes apresentará

Palavras-chave: Ensino de Geociências, TICs no ensino, Formação de professores.


 

 

 

Copyright © 2005-2007 - Instituto de Geociências - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Brasil - Todos os direitos reservados -

Desenvolvimento: