Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

___________________uni__

 

Volume 14, n4

Volume 14, n3

Volume 14, n2

Volume 14, n1

Volume 13, n3

Volume 13, n2132

Volume 13, n1td13-1

Volume 12, n3td123

Volume 12, n2C122

Volume 12, n1td121g

Volume 11, n3c113

Volume 11, n2112g

Volume 11, n111-1

Volume 10, n3v103g

Volume 10, n2TD10-2

Volume 10, n1V_10_1G

Volume 9, n2v92g

Volume 9, n1

Volume 8, n2v82

Volume 8, n1t81g

Volume 7, n2

Volume 7, n1

Volume 6, n2

Volume 6, n1

Volume 5

Volume 4

Volume 3

Volume 2

Volume 1

103pq

Ciências da Terra em cursos que habilitam ao magistério de Ciências Naturais para o ensino fundamental

Versão integral PDF

Elias Profeta Ramos de Araujo
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, do Instituto de Geociências da Unicamp, IG/Unicamp
Maria Cristina Motta de Toledo
Professora-Doutora Titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH/USP

Abstract earth science undergraduate courses in biological sciences to qualify teaching of natural sciences for elementary education. The formation of teachers in Natural Sciences for elementary students of basic education is mostly performed at university in Biological Sciences courses degree. However, the main interest of these courses is to form, essentially, Biology teachers. Thus, institutions of higher education that offer these courses create and execute their projects emphasizing pedagogical disciplines related to the biological field and do not consider the disciplines from Earth Sciences, especially Geology, and its value as a part of Natural Sciences. In some cases, it is possible, either, that this discipline is part of the curriculum of the course only to fulfill the guidelines of legislation norms or educational syllabus, and being apparent the absence of investment in these training courses for teachers in general, specialized laboratories teachers and outdoor activities related to Earth Sciences.Citation: Araujo E.P.R.de, Toledo M.C.M.de. 2014. Ciências da Terra em cursos de licenciatura em Ciências Biológicas que habilitam ao magistério de Ciências Naturais para o ensino fundamental. Terræ Didatica, 10(3):319-330. <http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/>.

Keywords: Teacher´s formation, Natural Sciences, Earth Sciences teaching.

Resumo A formação de professores de Ciências Naturais para o ensino fundamental da educação básica é realizada principalmente em cursos superiores de Licenciatura em Ciências Biológicas, mas o interesse primordial dos cursos é formar essencialmente professores de Biologia. Assim, as instituições de ensino superior que os mantêm elaboram e executam os projetos pedagógicos enfatizando disciplinas da área biológica e não dispensam às disciplinas de Ciências da Terra, notadamente a Geologia, o devido valor como integrantes das Ciências Naturais. Em alguns casos, é possível que essa disciplina faça parte da grade curricular do curso apenas para cumprir orientações da legislação ou normatizações educacionais, sendo evidente a falta de investimentos, nesses cursos de formação de professores, em docentes especializados, atividades de campo e laboratórios relacionados às Ciências da Terra.

Palavras-chave: Formação de professores, Ciências Naturais, ensino de Ciências da Terra.

 

 

 

Copyright © 2005-2007 - Instituto de Geociências - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Brasil - Todos os direitos reservados -

Desenvolvimento: