Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

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Contributos da reforma curricular em Timor-Leste para a literacia do cidadão em Ciências da Terra

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Jorge Bonito
Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora / Centro de Investigação "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores" da Universidade de Aveiro, Portugal. - jbonito@uevora.pt
Dorinda Rebelo
Escola Secundária de Estarreja, Portugal.
Margarida Morgado
Escola Secundária de Viriato, Viseu, Portugal.
Conceição Gomes
Escola Secundária D. Afonso Sanches, Vila do Conde, Portugal.
Celeste Coelho
Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, Portugal.
António Soares de Andrade
Centro de Investigação GeoBioTec da Universidade de Aveiro, Portugal.
Luís Marques
Centro de Investigação "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores" da Universidade de Aveiro, Portugal.

Abstract Contributions of East-Timor Curriculum Reform for the Earth Sciences literacy. The new East-Timor secondary school curriculum, lasting three years, was designed in two components: Sciences and Technologies and Social Sciences and Humanities, both conveniently supported by a General one. Despite the lack of tradition of Earth Sciences teaching in this country, the correspondent contents were integrated in the disciplines of Geology and Geography, belonging to different components. The programs of each discipline, the textbooks for the students and also the teachers' guides have been designed by two different teams centered on the University of Aveiro (Portugal). In the context of this complex process of curricular reorganization, a program concerned with Geology and Geography teachers education was designed and implemented in East Timor and in Portugal.Citation: Bonito J., Marques L., Rebelo D., Andrade A.S.de. 2014. O ensino da Geologia no ensino secundário em Timor-Leste: da investigação à didática e do Programa ao manual do aluno e ao guia do professor. Terræ Didatica, 10(3):436-454. <http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/>.

Keywords: East-Timor, Earth Sciences, curriculum, secondary school, curriculum materials

Resumo No âmbito da reestruturação do currículo de Timor-Leste, o ensino secundário – com a duração de três anos – foi desenhado em dois percursos: o de Ciências e Tecnologias e o de Ciências Sociais e Humanidades. Ambos incluíam uma componente de Formação Geral. Ainda que sem tradição em Timor-Leste, o ensino Ciências da Terra foi integrado nos dois cursos, por meio, respetivamente, das disciplinas de Geologia e de Geografia. Os programas das disciplinas foram elaborados por duas equipas da Universidade de Aveiro (Portugal). Cada uma delas elaborou, também, manuais para os alunos e guias para os professores, relativos aos três anos de escolaridade. Ainda no âmbito deste processo, a Universidade de Aveiro organizou um plano de formação para futuros professores de Geologia e de Geografia em Timor-Leste, realizado in locu e em território português.

Palavras-Chave:Timor-Leste, Geociências, currículo, ensino secundário, materiais curriculares

 

 

 

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