Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

___________________uni__

 

Volume 14, n4

Volume 14, n3

Volume 14, n2

Volume 14, n1

Volume 13, n3

Volume 13, n2132

Volume 13, n1td13-1

Volume 12, n3td123

Volume 12, n2C122

Volume 12, n1td121g

Volume 11, n3c113

Volume 11, n2112g

Volume 11, n111-1

Volume 10, n3v103g

Volume 10, n2TD10-2

Volume 10, n1V_10_1G

Volume 9, n2v92g

Volume 9, n1

Volume 8, n2v82

Volume 8, n1t81g

Volume 7, n2

Volume 7, n1

Volume 6, n2

Volume 6, n1

Volume 5

Volume 4

Volume 3

Volume 2

Volume 1

103pq

Monitoria proativa: uma experiência didático-pedagógica do grupo de ensino de Geologia Introdutória da Faculdade de Geologia da Universidade Federal do Pará, Belém-PA

Versão integral PDF

Francisco de Assis Matos de Abreu
Docentes da Faculdade de Geologia, Instituto de Geociências/UFPA famatos@ufpa.br
José Fernando Pina Assis
Docentes da Faculdade de Geologia, Instituto de Geociências/UFPA
Jamylle Trindade de Matos
Graduandas do Curso de Geologia/UFPA
Leticia Briglia Ramos Arantes
Graduandas do Curso de Geologia/UFPA
Eliã Jéssica Oliveira Silva
Graduandas do Curso de Geologia/UFPA

ABSTRACT This paper presents the first results of the Proactive Monitoring Project, implemented in 2009 at the College of Geology, Federal University of Pará, as a pedagogical tool for student use in optimizing the content of the introductory geologies, translated into two instructional products: Geology Fieldwork Didactic Guide and Didactic-Methodologic Kits on Introductory Geology. Furthermore, the paper describes in general terms, the educational process of their development. Citation: Abreu F.A.M.de, Assis J.F.P., Matos J.T.de, Arantes L.B.R., Silva E.J.O. 2014. Monitoria Proativa: uma experiência didático-pedagógica do Grupo de Ensino de Geologia Introdutória da Faculdade de Geologia da Universidade Federal do Pará (Belém, Pará-Brasil) Terræ Didatica, 10(3):378-382. <http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/>.

KEYWORDS: proactive monitoring, introductory geology fieldwork.

RESUMO Este trabalho apresenta os primeiros resultados concretos do Projeto Monitoria Proativa, implementado em 2009 no Curso de Geologia da Universidade Federal do Pará, como ferramenta pedagógica para otimização do aproveitamento estudantil nos conteúdos das geologias introdutórias, traduzidos em dois produtos didáticos: Roteiro de Atividades para Prática de Campo em Geologia Introdutória e Kits Didático-Metodológicos em Geologia Introdutória. Além disso o trabalho descreve, em linhas gerais, o processo pedagógico de sua elaboração.

PALAVRAS-CHAVE: monitoria proativa, geologia introdutória, trabalho de campo.

 

 

 

Copyright © 2005-2007 - Instituto de Geociências - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Brasil - Todos os direitos reservados -

Desenvolvimento: