Campinas-Brasil
ISSN 1980-4407
___________________
__
Volume 14, n2
Volume 14, n1
Volume 12, n3
Volume 10, n2
Volume 8, n2
Linha editorial de Terrae Didatica
Tipos de trabalhos
Terræ Didatica destina-se a divulgar ações educacionais, fomentar a busca de novas experiências pedagógicas e estimular intercâmbio de metodologias de ensino e práticas educativas inovadoras. Contribuições de diferentes tipos, como animações, jogos, demonstrações ou aplicações didáticas de pesquisas acadêmicas e profissionais são bem-vindas, na medida em que constituírem inovações no campo educacional. Autores de comunicações científicas publicadas pela revista Terræ e outros periódicos da área de Geociências estão convidados a produzir materiais didáticos originais e conectar, criativamente, sua pesquisa com outros campos do conhecimento.
Os trabalhos podem ser redigidos em Português, Inglês ou Espanhol. A revista Terræ Didatica contempla os seguintes tipos de contribuições:
1. Artigos – destinados a divulgar dados e resultados originais e inéditos de pesquisas educacionais, ou estimular intercâmbio de metodologias de ensino e práticas pedagógicas inovadoras;
2. Revisões – voltadas para apresentar o estado de conhecimento de temas específicos, atuais e de amplo interesse. Os tema(s) e autor(es), eventualmente, pode(m) ser convidado(s) pelo conselho editorial;
3. Comunicações Breves – textos voltados a disseminar e avaliar resultados de novas experiências educativas recentes e projetos em andamento;
4. Discussões – contribuições e comentários sobre Artigos ou Comunicações Breves publicados recentemente, seguidas de Réplica pelo(s) autor(es) do trabalho de origem. Ambos os tipos de texto devem ser breves, objetivos e concisos.
Orientação geral para elaboração de trabalhos
Submissão de trabalhos
Para Artigos e Revisões, o(s) autor(es) deve(m) submeter 1 cópia impressa, de boa qualidade, do texto, tabelas e figuras, acompanhada de arquivo digital, em qualquer meio eletrônico. No caso de Discussões, Comunicações Breves, Resenhas de Livros e Notícias, o(s) autor(es) deve(m) remeter o texto em qualquer meio eletrônico e CD-ROM ou DVD-ROM.
Análise pelo corpo consultivo
Artigos e Revisões serão submetidos à análise crítica de, pelo menos, dois consultores. Comunicações Breves e os demais tipos serão analisados pelo Editor, ou Editor Associado, com eventual apoio de consultores.
Procedimento editorial
Artigos e Comunicações Breves aceitos serão encaminhados para revisão pelo(s) autor(es), acompanhados de uma lista de recomendações editoriais.
Os textos não aceitos para publicação serão devolvidos ao(s) autor(es).
Após revisão, o(s) autor(es) deve(m) encaminhar uma cópia impressa, acompanhada de novos arquivos em meio eletrônico (CD-ROM ou DVD-ROM) contendo:
1º) o texto digitado, fonte Times New Roman tamanho 12,
linhas com 18 cm de comprimento alinhadas à esquerda, espaço simples entre linhas e sem endentar parágrafos;
2º) as ilustrações gráficas (i) se desenhadas a mão, na versão original em tamanho máximo A4, acompanhada de uma cópia em disquete, na versão digitalizada em arquivo .TIF com densidade mínima de 300 dpi; (ii) se desenhadas em meio eletrônico, preferencialmente em formato vetorial (CDR, CMX, AI, DXF, ou DWG), uma cópia impressa e o disquete correspondente;
3º) disquete com tabelas digitadas em Word for Windows, modo Tabela;
4º) originais das ilustrações fotográficas e fotomicrográficas, preferencialmente em preto-e-branco de boa qualidade, alto contraste e papel brilhante e versão em disquete, escaneada em arquivo .TIF com densidade mínima de 300 dpi.
5º) as ilustrações em meio magnético devem ser encaminhadas em arquivos individuais, numerados de acordo com as respectivas entradas no texto.
Provas e textos impressos
Provas dos Artigos e Comunicações serão remetidas aos autores para correção antes da publicação final.
Os autores de Artigos, Revisões e Comunicações Breves receberão cópia do arquivo digital correspondente a seu trabalho.
Copyright © 2005-2007 - Instituto de Geociências - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Brasil - Todos os direitos reservados -
Desenvolvimento: