Campinas-Brasil
ISSN 1980-4407
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Volume 14, n2
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Volume 8, n2
Ensino de Paleontologia: uma abordagem não-formal no Laboratório de Paleontologia da Universidade Federal de Sergipe
Leonardo Ferreira de Almeida
Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe.
Maria Helena Zucon
Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe.
Jobeane França de Souza
Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe.
Vinícius Silva Reis
Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe.
Fabiana Silva Vieira
Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe.
ABSTRACTt– PALEONTOLOGY TEACHING: A NON-FORMAL APPROACH. This study aimed to evaluate the contribution of the Laboratory of Paleontology at the Universidade Federal de Sergipe as an area of non-formal educational disseminaton of knowledge of paleontology to students of the 7th grade from municipal public schools in Aracaju. The students had access to the collection of Sergipe fossils, through visits to the exhibition, where concepts, importance and applications of fossils were discussed. It was analyzed 164 texts written by the students, which presented subjective evaluations about the visitation. Interviews carried out with the responsible teachers were analyzed, thus showing their ideas about the contribution of the discussed knowledge to the process of teaching and learning of their students. Through qualitative analysis of texts and interviews, it was concluded that the exhibition, as an area of non-formal education, can promote a dissemination of knowledge about Paleontology, allowing a stimulating and interactive learning process. Citation: Almeida L.F.de., Zucon M.H., Souza J.F.de., Reis V.S., Vieira F.S. 2014. Ensino de Paleontologia: uma abordagem não-formal no Laboratório de Paleontologia da Universidade Federal de Sergipe. Terræ Didatica, 10(1):14-21. <http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/>.
Key Words: Fossils; Science Teaching, Education practices.
RESUMO - O presente estudo objetivou avaliar a contribuição do Laboratório de Paleontologia da Universidade Federal de Sergipe como espaço de educação não-formal, assim como reconhecer este espaço como disseminador de conhecimentos sobre Paleontologia para alunos do 7º ano das escolas públicas municipais de Aracaju. Os alunos tiveram acesso ao acervo fossilífero, através de visitas à exposição, onde foram discutidos conceitos, importância e aplicações do uso dos fósseis como instrumento para a reconstrução de eventos e ambientes pretéritos. Foram analisados 164 textos confeccionados pelos discentes contendo avaliações subjetivas sobre o processo de visitação. Foram analisadas entrevistas, desenvolvidas junto aos professores responsáveis por cada classe, permitindo avaliar as concepções dos docentes sobre a contribuição da visita no processo de ensino-aprendizagem dos seus alunos. Por intermédio da análise qualitativa dos textos e das entrevistas, conclui-se que a exposição, enquanto espaço de educação não-formal, é capaz de difundir os conhecimentos paleontológicos permitindo aprendizado lúdico e interativo.
Palavras-chave: Fósseis, Ensino de Ciências, Práticas educativas
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