Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

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A perspectiva paleontológica no ensino da História Natural e em áreas afins


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Cristianini Trescastro Bergue
Bolsista PNPD-CAPES. Progr. Pós-Grad. Geociências, Univ. Fed. Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS.

Abstract: Paleontology presents approaches significantly different in the geosciences and biosciences, and its teaching usually assumes practical outlook. In the proposal of teaching herein discussed, based both on transversality and on the so-called Lipps Diagram, paleontology is assumed as a theme instead of a discipline. Moreover, it is claimed that the paleontological perspective would be able to transcend the natural history and pervade a broader range of knowledge fields. This teaching proposal emerges from the analysis of the foremost attributes classically adopted in fossils definition, i.e. age and size. The influence of these attributes in the paleontology are discussed mainly in relation to the institution of disciplines such as micropaleontology, vertebrate paleontology, paleobotany and invertebrate paleontology. The proposal presented in this work upholds that the broadening of the paleontological perspective in the university education, not only in Natural History but also in areas where it is not usually present nowadays, such as Astronomy and Ecology, might prompt useful reflections to the improvement of the teaching in science.

Keywords: ransversality, Natural History, Lipps Diagram, scientific education.

Resumo: A Paleontologia possui abordagens significativamente diferentes nas Geociências e nas Biociências e seu ensino assume, geralmente, uma perspectiva instrumental. Na proposta de ensino aqui discutida, a qual baseia-se na transversalidade e no chamado Diagrama de Lipps, a Paleontologia é assumida como um tema e não uma disciplina. Além disso sustenta-se que a perspectiva paleontológica pode transcender a História Natural e abranger um espectro mais amplo de conhecimentos. Esta proposta de ensino baseia-se na análise dos principais atributos adotados classicamente para a definição dos fósseis, ou seja, a idade e o tamanho. Suas influências na Paleontologia são discutidas principalmente em relação à criação de disciplinas como a micropaleontologia, paleontologia de vertebrados, paleobotânica e paleontologia de invertebrados. A proposta apresentada neste trabalho sustenta que a ampliação da perspectiva paleontológica na educação superior, não apenas na História Natural mas em áreas onde não é usualmente abordada atualmente, como a Astronomia e a Ecologia, pode promover reflexões úteis ao aperfeiçoamento do ensino de ciências.


PALAVRAS-CHAVE: transversalidade, História Natural, Diagrama de Lipps, ensino científico.

DOI: 10.20396/td.v13i2.8650085

 

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