Campinas-Brasil
ISSN 1980-4407
_____________________
Volume 14, n2
Volume 14, n1
Volume 12, n3
Volume 10, n2
Volume 8, n2
Representações de ambiente e educação ambiental: implicações na práxis educativa de professores de ensino fundamental em Moju, PA, Brasil
Manoel Francídio Mendes Pinho
Professor de Ciências Naturais com Habilitação em Biologia/UEPA. E-mail: mend18@yahoo.com
Thiago Correia Ferreira
Professor de Ciências Naturais com habilitação em Biologia/UEPA.
E-mail: thiagocorreaferreira@hotmail.com
Priscyla Cristinny Santiago da Luz
Doutoranda em Educação em Ciências/UFMT. Professora do curso de Ciências Naturais/UEPA.
E-mail: priscylaluz@gmail.com
Lucídia Fonseca Santiago
Doutora pela UFPA. Programa de Pós-Graduação em Ciências e Meio ambiente. Belém/Pará/Brasil E-mail: lucisanti@ufpa.br.
Abstract: Environmental Education (EA), avowed in educational documents and policies, is justified because it treats environmental issues as essential in schools and for training in socio-environmental citizenship. In this process, the teacher has a preponderant role, since he/she mediates the educational process and enables the construction of learning among the students. This study has investigated the environmental representations and EA of teachers at a municipal elementary school in Moju, Pará state, seeking to highlight which representations of the environment and EA are present in their pedagogical practices, and whether they foster critical and transformative learning. The study is a qualitative and explanatory research, in which interviews and questionnaires were used to collect data. The categories constructed were based on Content Analysis and highlighted the following representations of the environment: anthropocentric, naturalistic and globalizing, while the representations of EA were framed in the following perspectives: preservationist-consciousness raising, training, instructive and transformative.
Keywords: Social representation, basic education, teacher training.
Resumo: A Educação Ambiental (EA), afirmada em documentos e políticas educacionais, justifica-se por tratar questões ambientais como essenciais no espaço escolar e para a formação da cidadania socioambiental. Neste processo, o professor tem papel preponderante, visto que é ele quem media o processo educativo e possibilita a construção da aprendizagem entre os alunos. Este estudo investigou as Representações de Ambiente e EA de docentes em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do município de Moju-Pará, buscando discutir como estas representações se refletem em seu fazer pedagógico. A pesquisa qualitativa se caracteriza como um Estudo de Caso, em que foram utilizados entrevista e questionários para coleta de dados. As categorias construídas foram baseadas na Análise de Conteúdo e destacaram as seguintes representações de ambiente: antropocêntrica, naturalista e globalizante, enquanto as representações de EA situaram-se nas perspectivas: preservacionista-conscientizadora, adestradora, instrutiva e transformadora.
Palavras-chave: Representação social, educação básica, formação de professor.
http://dx.doi.org/10.20396/td.v13i3.8651224
Copyright © 2005-2007 - Instituto de Geociências - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Brasil - Todos os direitos reservados -
Desenvolvimento: