Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

___________________uni__

 

Volume 14, n4

Volume 14, n3

Volume 14, n2

Volume 14, n1

Volume 13, n3

Volume 13, n2132

Volume 13, n1td13-1

Volume 12, n3td123

Volume 12, n2C122

Volume 12, n1td121g

Volume 11, n3c113

Volume 11, n2112g

Volume 11, n111-1

Volume 10, n3v103g

Volume 10, n2TD10-2

Volume 10, n1V_10_1G

Volume 9, n2v92g

Volume 9, n1

Volume 8, n2v82

Volume 8, n1t81g

Volume 7, n2

Volume 7, n1

Volume 6, n2

Volume 6, n1

Volume 5

Volume 4

Volume 3

Volume 2

Volume 1

c122p

Práticas multidisciplinares para o ensino introdutório de Geociências

Versão integral PDF
Material Suplementar

Matheus Kuchenbecker
Laboratório de Estudos Tectônicos/CeGeo/ICT/UFVJM, Rod. MGT 367, km 583, nº 5000 - Alto da Jacuba 39100-000 Diamantina/MG e Centro de Pesquisa "Prof. Manoel Teixeira da Costa"/IGC/UFMG, Av. Antônio Carlos, 6627, 31270-901 Belo Horizonte/MG.
mk.geologia@gmail.com

Abstract: The aim of this paper is to present teaching practices which use applied geology subjects to introduce these areas of knowledge and also exercise basic geology. We want to show that this kind of approach has many pedagogical advantages, such as to valorize the students' previous knowledge and the development of a quasi-professional beneficial experience. Here we describe teaching practices which involve geophysics, hydrogeology and mineral prospecting, followed by all their didactic resources. In each case, we highlight the didactic potential of the proposed situations, as well as briefly describe the expected results.

Keywords: applied geology, teaching practices, geology introductory courses, exercises.

Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar práticas de ensino que utilizam temas de Geologia Aplicada para introduzir estas áreas do conhecimento e, ao mesmo tempo, exercitar habilidades de Geologia Básica. Pretende-se demonstrar que este tipo de abordagem apresenta diversas pedagogias, dentre elas a valorização dos conhecimentos prévios dos alunos e o oferecimento de uma benéfica experiência quase-profissional. São aqui descritas práticas relacionadas a geofísica, hidrogeologia e prospecção mineral, acompanhadas de todo o material necessário para sua utilização em sala de aula. Em cada caso, são evidenciadas as potencialidades didáticas das situações apresentadas, bem como um sumário dos resultados esperados.

Palavras-chave: Geologia Aplicada, práticas de ensino, Geologia Introdutória, exercícios.

http://dx.doi.org/10.20396/td.v13i3.8651225

 

 

Copyright © 2005-2007 - Instituto de Geociências - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Brasil - Todos os direitos reservados -

Desenvolvimento: