Campinas-Brasil
ISSN 1980-4407
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Volume 14, n2
Volume 14, n1
Volume 12, n3
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Volume 8, n2
As Ciências da Terra na disciplina de Ciências Naturais do ensino básico em Portugal
Jorge Bonito
Univ. Évora; Centro de Investigação "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores" (CIDTFF) da univ. Aveiro, Portugal.
jbonito@uevora.pt
Margarida Morgado
Escola Secundária de Viriato, Viseu, Portugal. morgadommargarida@gmail.com
Abstract: The literacy in Earth Sciences of a citizen who completes basic education is now considered as an essential objective in order to formulate value judgments and make decisions about the problems that arise daily in the society in which he lives. Based on the key ideas of a Spanish Commission, created to identify the basic knowledge items in Earth Sciences, a synopsis is made with the curricular goals for Portuguese basic education related to Earth Sciences contents. The analysis shows that Portugal has set learning objectives for basic education that places it at the forefront of the proposals within the key ideas established by the aforementioned Commission.
Keywords: Literacy, Geoscience education, curricular goals, basic education.
Resumo: A literacia em Ciências da Terra do cidadão que conclui o ensino básico é, atualmente, considerada como um objetivo essencial para formular juízos de valor e tomar decisões acerca dos problemas que surgem quotidianamente na sociedade onde vive. Partindo das ideias-chave de uma Comissão Espanhola, criada para identificar os conhecimentos básicos em Ciências da Terra, faz-se uma sinopse com as metas curriculares para o ensino básico português relativas a conteúdos de Ciências da Terra. A análise efetuada permite constatar que Portugal tem definidos objetivos de aprendizagem para o ensino básico que o posicionam na vanguarda das propostas enquadradas nas ideias-chaves estabelecidas pela referida Comissão.
Palavras Chaves: Literacia, Educação em Ciências da Terra, metas curriculares, ensino básico.
http://dx.doi.org/10.20396/td.v13i3.8651220
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