Campinas-Brasil
ISSN 1980-4407
___________________
__
Volume 14, n2
Volume 14, n1
Volume 12, n3
Volume 10, n2
Volume 8, n2
Práticas em Geociências: roteiro de campo para compreender a evolução costeira no Rio Grande do Sul, Brasil
Luana Portz
Depto. Ingeniaría Civil y Ambiental, Universidad De La Costa, Colombia.
lportz1@cuc.edu.co
Rogério Portantiolo Manzolli1,
Depto. Ingeniaría Civil y Ambiental, Universidad De La Costa, Colombia.,
rportant@cuc.edu.co
Maria Luiza Correa da Câmara Rosa
Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Brasil.
Nelson Gruber
Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Brasil.
nelson.gruber@ufrgs.br
Eduardo Guimarães Barboza
Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Brasil.
eduardo.barboza@ufrgs.br
Luiz José Tomazelli
Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Brasil.
luiz.tomazelli@ufrgs.br.
luiza.camara@ufrgs.br
Abstract:The Coastal Plain of Rio Grande do Sul is an excellent learning site, being one of the few coastal plains in the world where it is possible to visualize the stratigraphic/sedimentary records of the last four sea-level fluctuations caused by glacial/eustatic events of the Quaternary Period. This study proposes a Geology field trip that can be used by educators as a complement to the didactic content of Geosciences subjects. This field itinerary presents 10 waypoints where one can observe geological records and characteristics, which contribute to learning through practical activities. The article contains didactic materials to be used in the practical field classes, with a description of each waypoint, as well as its geographical coordinate and photographic records. The adoption of appropriate itineraries for the study of the environment may lead to a deeper understanding of the contents worked in the classroom, elucidating and giving meaning to the learning.
Keywords: Quaternary Period, coastal plain, education, geological site, geoeducation.
Resumo:A Planície Costeira do RS representa um excelente local de aprendizado, sendo uma das poucas planícies costeiras no mundo onde é possível visualizar os registros estratigráficos/sedimentares das últimas quatro flutuações do nível do mar causadas por eventos glacio/eustáticos do Período Quaternário. Neste sentido, o presente estudo propõe um roteiro de campo que pode ser utilizado por educadores como apoio e consolidação dos conteúdos das disciplinas na área das Geociências. Este roteiro apresenta 10 pontos de parada onde se observa as características e registros, contribuindo para a aprendizagem através de atividades práticas. Neste estudo são encontrados os materiais didáticos a serem utilizados nas práticas, contendo a descrição de cada ponto de parada, assim como sua coordenada geográfica e registro fotográfico. A adoção de itinerários adequados ao estudo do ambiente poderá conduzir a um aprofundamento dos conteúdos trabalhados em sala de aula, traduzindo e dando significado ao aprendizado.
Palavras-chave: Quaternário, planície costeira, educação, sítio geológico, geoeducação.
DOI: 10.20396/td.v14i2.8650435
Copyright © 2005-2007 - Instituto de Geociências - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Brasil - Todos os direitos reservados -
Desenvolvimento: