Campinas-Brasil
ISSN 1980-4407
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Volume 14, n2
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Volume 8, n2
O livro didático brasileiro de Ciências: aproximações e distanciamentos do currículo prescrito ao planejado na temática do Sistema Solar
Dérik Mateus Martoneto1
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação. Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, SP, Brasil.
eng.derik@hotmail.com
Abstract:This study aimed to analyze the conformance of the prescribed science curriculum, in relation to the curriculum planned for the student, regarding the thematic of the Solar System. Conformance with the PCNs (National Curricular Parameters) was also assessed. This qualitative research analyzed seven collections of the 6th grade of elementary school II, approved by the PNLD (National Book and Didactic Material Program), regarding the thematic of the Solar System. A documentary analysis was carried out. The author has observed many disparities regarding the subjects addressed in science textbooks, and found no agreement between the presentations contained in teacher manuals and student books. Few books meet the requirements of PCNs for science teaching, showing that science teaching is not neutral and is always under construction. It behooves authors to seek to reaffirm their proposals and meet the objectives of PCNs, seeking to provide a better construction of knowledge in science teaching
Keywords: Science teaching, textbook, curriculum, astronomy, Solar System.
Resumo: Este estudo objetivou analisar as proximidades ou distanciamentos entre o currículo prescrito de Ciências (Parâmetros Curriculares Nacionais) e o currículo planejado para o aluno. Para tal, objetivou analisar sete coleções de livros didáticos brasileiros de Ciências do 6º ano do ensino fundamental II, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2017, no tocante a introdução da História da Ciência na temática da evolução do Sistema Solar. Procedeu-se a uma análise documental. Os resultados revelam que parte das coleções analisadas não apresentam coerência interna, ou seja, o livro do aluno não contempla os objetivos expressos no manual do professor no tocante a introdução da história da ciência. Entretanto, a maioria dos livros analisados se aproximam das sugestões dos PCNs no tocante ao ensino da temática do Sistema Solar, particularmente no tocante a introdução da História da Ciência, mesmo que a maioria apresente muito incipiente a produção da ciência.
Palavras-Chave: Ensino de ciências, livro didático, currículo, astronomia, Sistema Solar.
DOI: 10.20396/td.v14i2.8651164
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