Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

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Actividades lúdico-práticas no ensino da Geologia: complemento motivacional para a aprendizagem

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Andreia Constante
Aluna de Mestrado, Depto. Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território, Rua do Campo Alegre, 4169-007 Porto, Portugal, constanteandreia@portugalmail.pt

Clara Vasconcelos
Professora Auxiliar, Depto. Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território, Centro de Geologia, Univ. do Porto, Rua do Campo Alegre, 4169-007 Porto, Portugal, csvascon@fc.up.pt

Abstract PLAYFUL AND PRACTICAL ACTIVITIES IN GEOLOGY TEACHING: MOTIVATIONAL COMPLEMENT FOR LEARNING It’s unanimous that the teaching of Geology, in the training of individuals, should not limit itself to its scientific features. It is also essential to invest in its formative character since the lowers levels of teaching. The lack of research in this area justifies this investigation, which intended to evaluate the advantages in the application of playful and practical activities as strategic complements. They act as facilitator’s elements in Geology teaching and learning processes. The research methodology adopted was Research & Development with the aim to develop, implement and evaluate two recreational and practical activities. These ones were applied to 71 students of a portuguese public school. Data collecting instruments were elaborated, such as questionnaires and observation reports. The evidences showed that playful and practical activities are valuable strategic complements in the processes of teaching and learning, allowing us to advocate more time and space for them in the teaching process

Keywords: Playful and practical activities, teaching geology, learning geology, motivational complement, learning

Resumo É unânime que o Ensino das Geociências, na formação dos indivíduos, não deve resumir-se ao seu carácter científico, sendo imprescindível, outrossim, investir no seu carácter formativo desde os níveis mais básicos do ensino. A escassez de pesquisas neste âmbito justifica a presente investigação que pretendeu contribuir para aferir as mais-valias da aplicação de actividades lúdico-práticas como complementos alternativos e inovadores, actuando como elementos facilitadores no processo de ensino e aprendizagem da Geologia. A metodologia adoptada foi a Investigação & Desenvolvimento que visou a elaboração, aplicação e avaliação de duas actividades lúdico-práticas. As duas actividades lúdico-práticas foram aplicadas a 71 alunos de uma escola pública em Portugal. Administraram-se instrumentos de recolha de dados como, por exemplo, questionários e relatórios de observação. Constatou-se que as actividades eram complementos motivacionais valiosos no processo de ensino e aprendizagem de conceitos com algum nível de abstracção, permitindo advogar um espaço e tempo maiores para a sua utilização na prática pedagógica

Palavras-chave: Actividades lúdico-práticas, ensino da geologia, aprendizagem da geologia, complemento motivacional, aprendizagem

 

 

 

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