Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

___________________uni__

 

Volume 14, n4

Volume 14, n3

Volume 14, n2

Volume 14, n1

Volume 13, n3

Volume 13, n2132

Volume 13, n1td13-1

Volume 12, n3td123

Volume 12, n2C122

Volume 12, n1td121g

Volume 11, n3c113

Volume 11, n2112g

Volume 11, n111-1

Volume 10, n3v103g

Volume 10, n2TD10-2

Volume 10, n1V_10_1G

Volume 9, n2v92g

Volume 9, n1

Volume 8, n2v82

Volume 8, n1t81g

Volume 7, n2

Volume 7, n1

Volume 6, n2

Volume 6, n1

Volume 5

Volume 4

Volume 3

Volume 2

Volume 1

Traçando caminhos ao "geociências virtual": reflexões sobre comunidades online de aprendizagem

Versão integral PDF

Gabriel Gerber Hornink
Laboratório de Mídias Educacionais, ICEx, Universidade Federal de Alfenas, ICEx/Unifal-MG
gabriel.hornink@unifal-mg.edu.br
Eduardo Galembeck
Laboratório de Tecnologia Educacional, Departamento de Bioquímica, Instituto de Biologia, Universidade Estadual de Campinas, IB/Unicamp
eg@unicamp.br
Maurício Compiani
Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, IG/Unicamp
compiani@ige.unicamp.br

ABSTRACT TRACING THE PATH TO "VIRTUAL GEOSCIENCE": REFLECTIONS AND POSSIBILITIES OF ONLINE LEARNING COMMUNITIES. The paper is part of the discussions about virtual environments as a space for communication, interaction and collaborative work for teaching and learning. This last point will be deepened, highlighting the educational and scientific communities involved with online learning and development, particularly those related to geosciences. It is intended to discuss how social interactions networked and digital cultural tools (DCT) can contribute to the development of online communities, as well as presenting the results of the site Virtual Geosciences (VG), which aims to be collaboration space. VG provides the sharing of digital media and space for interaction and dialogue, enabling expand the relations between stakeholders, knowledge construction and catalyze the creation of new communities and opportunities for geosciences, as well as contribute to the discussions about communities in cyberspace as part of a cyclic process between cultural changes and new DCT development. Citation: Hornink G.G., Galembeck E., Compiani M. 2013. Traçando caminhos ao "geociências virtual": reflexões sobre comunidades online de aprendizagem. Terræ Didatica, 9(1):22-33. <http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/>.


Keywords: geoscience community, online community, online learning.


RESUMO O artigo insere-se nas discussões sobre os ambientes virtuais como espaço de comunicação, interação e trabalho colaborativo para o ensino-aprendizagem. Esse último aspecto será aprofundado, destacando-se as comunidades educacionais e científicas envolvidas com a aprendizagem e o desenvolvimento online, em especial aquelas relacionadas as geociências. Pretende-se discutir sobre como as interações sociais em rede e as ferramentas culturais digitais (FCD) podem contribuir para o desenvolvimento de comunidades online, assim como apresentar os resultados do site Geociências Virtual (GV), o qual se propõe a ser espaço de colaboração. O GV propicia o compartilhamento de mídias digitais e espaço de interação e diálogo, possibilitando ampliar as relações entre os interessados, construir conhecimentos e catalizar a criação de novas comunidades e oportunidades para as geociências, como também contribuir para as discussões sobre as comunidades no ciberespaço, como parte de um processo cíclico entre as mudanças culturais e o desenvolvimento de novas FCD.


Palavras-chave: comunidade de geociências, comunidade online, aprendizagem online.

 

 

 

Copyright © 2005-2007 - Instituto de Geociências - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Brasil - Todos os direitos reservados -

Desenvolvimento: