Campinas-Brasil
ISSN 1980-4407
___________________
__
Volume 14, n2
Volume 14, n1
Volume 12, n3
Volume 10, n2
Volume 8, n2
Um jogo de tabuleiro humano para auxiliar a aprendizagem de Geologia e Paleontologia na educação básica
Priscilla Dália S. Alves
Bióloga licenciada pela Faculdade Técnico-Educacional Souza Marques. Rio de Janeiro, RJ. E-mail: priscilladalia@yahoo.com.br
contato
Abstract: The present work proposes to verify, in the teaching of biological sciences in basic education (high school), the association between the contents of geopaleontology and evolution, and to study whether the students are able to relate the theoretical concepts learned in class with the events/phenomena that actually occurred millions of years ago, including the birth of planet Earth. By means of a ludic activity – a human board game with questions and answers –, this work sought to analyze and answer the frequent doubts that arise during the game. It was also observed that the game resulted in new learning, and how well students assimilated it.
Keywords: Natural sciences, high school education, Geology, Paleontology, evolution, ludic activities
Resumo:O presente artigo traz a proposta de verificar dentro do ensino de ciências naturais (Biologia, Geologia e Paleontologia) na educação básica (ensino Fundamental II e Médio) como é a associação entre os conteúdos da área de Geologia e Paleontologia com evolução e estudar se os discentes conseguem assimilar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula com os eventos/ fenômenos propriamente ocorridos há milhões de anos incluindo o surgimento do planeta Terra. Analisar, através de uma atividade lúdica, as frequentes dúvidas que surgirão durante esta atividade, esclarecendo-as. Ainda irá observar se o jogo trouxe algum aprendizado novo e o quanto isso foi aproveitado por eles.
Palavras-Chave: Ciências naturais, educação básica, Geologia, Paleontologia, evolução, atividade lúdica.
DOI: 10.20396/td.v14i2.8651582
Copyright © 2005-2007 - Instituto de Geociências - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Brasil - Todos os direitos reservados -
Desenvolvimento: