Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

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Volume 14, n4

Volume 14, n3

Volume 14, n2

Volume 14, n1

Volume 13, n3

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Volume 9, n1

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Volume 7, n2

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Volume 6, n2

Volume 6, n1

Volume 5

Volume 4

Volume 3

Volume 2

Volume 1

Orientação para elaboração e submissão de trabalhos


Para trabalhos a serem enviados para publicação em Terræ Didatica, exigem-se:

1. Título sintético e coerente com o conteúdo.

2. Nome(s) completo(s) do(s) autor(es), sem abreviaturas.

3. Vinculação: Instituição(ões)/empresa(s) a que se vincula(m), com endereço(s) eletrônico(s) e endereço postal simplificado, como caixa postal, CEP, cidade, estado, país. Podem ser adotadas abreviaturas ou siglas para estado e instituição/empresa, caso seja de fácil identificação.

4. Sumário dos itens e subitens, com destaque para a respectiva hierarquia.

5. Abstract, iniciado pelo TÍTULO DO TRABALHO VERTIDO PARA O INGLÊS, em letras maiúsculas, sucedido por ponto final e pelo texto correspondente ao resumo, com até 150 palavras; o abstract deverá conter: objetivo da comunicação; procedimentos utilizados (métodos de investigação); sumário dos dados ou informações coletados; conclusões principais e eventuais aplicações ou recomendações de trabalhos adicionais sugeridos. Um resumo factual e informativo jamais admite: (a) agradecimentos; (b) resultados de terceiros ou (c) citações bibliográficas.

6. Indicação de no mínimo duas a no máximo cinco keywords equivalentes às palavras-chaves. Textos em Inglês, além do abstract, devem conter um resumo em Português ou Espanhol.

7. Resumo de até 150 palavras, em parágrafo único, sem incluir ilustrações, referências ou citações. O resumo de qualquer comunicação científica deve ser conciso e necessariamente conterá: objetivo da comunicação; procedimentos utilizados (métodos de investigação); sumário dos dados ou informações coletados; conclusões principais; eventuais aplicações ou recomendação de trabalhos adicionais sugeridos. Um resumo factual e informativo jamais conterá: (a) agradecimentos; (b) resultados de terceiros ou (c) citações bibliográficas

8. Indicação de no mínimo duas até no máximo cinco palavras-chaves que reflitam a natureza e conteúdo do trabalho, escritos na língua utilizada.

9. Texto, sem inserção de ilustrações e preferencialmente com redação impessoal, adotando-se a terceira pessoa. Inserir os títulos das ilustrações (tabelas e figuras) no corpo do texto, em posição tão próxima quanto possível de sua primeira referência no texto.

a. Estrutura sugerida para artigos:

i. Introdução e contexto do trabalho;
ii. Objetivos;
iii. Materiais, métodos e técnicas;
iv. Apresentação de dados;
v. Discussão e interpretação de resultados;
vi. Conclusões ou considerações finais;
vii. Agradecimentos;
viii. Referências bibliográficas citadas.

b. Estrutura sugerida para revisões:

i. Introdução ressaltando o contexto e a relevância do tema;
ii. Itens e subitens julgados adequados para expor o assunto;
iii. Agradecimentos;
iv. Referências bibliográficas citadas.

c. Estrutura sugerida para comunicações breves – as comunicações podem ter estrutura semelhante às revisões, com ou sem subdivisões em itens e subitens. O conteúdo, comentários e informações devem ser seguidos de conclusões.

d. Discussões e resenhas devem ser apresentadas de modo corrido, com ou sem divisões.

Comunicações breves e discussões podem incluir agradecimentos, referências bibliográficas e ilustrações.

10. Animações, jogos, demonstrações ou aplicativos, que devem ser apresentados em cópia digital. Os programas devem ser auto-executáveis (autônomos), ou seja, não podem depender da instalação de programas e/ou recursos específicos para funcionar no equipamento de quem o(s) irá examinar. Para programas comerciais ou de uso livre deve ser fornecido também o(s) endereço(s) eletrônico(s) onde podem ser obtidos os programas e os plug-ins que são necessários para sua utilização. No caso de recursos disponíveis na Web (World-Wide-Web), deve ser fornecido o link completo de cada sítio visitado, e a data da última visita.

a. Dependendo da natureza do trabalho, a explanação pode ser feita com estrutura diferente das acima sugeridas, desde que adequada à boa exposição das informações.

11. Lista dos títulos de ilustrações (figuras, fotos, pranchas, tabelas, quadros etc.).

12. Ilustrações em separado.

13. Carta de encaminhamento, indicando o tipo de trabalho.

Submissão de trabalhos

A submissão é feita inteiramente em meio eletrônico. Basta encaminhar os documentos como anexos de um ou mais e-mails. Serão comunicados o recebimento e os prazos de avaliação.
Para Artigos e Revisões, exclusivamente no caso de arquivos grandes que não possam ser anexados a e-mails, o(s) autor(es) deve(m) submeter 1 (uma) cópia impressa, de boa qualidade, do texto, tabelas e figuras, acompanhada de arquivo digital, em qualquer meio eletrônico.

No caso de Discussões, Comunicações Breves, Resenhas de Livros e Notícias, o(s) autor(es) deve(m) remeter o texto em meio eletrônico. Deve-se evitar o uso de cópias impressas.

Os documentos devem ser enviados para

Instituto de Geociências - Unicamp
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Caixa Postal (P.O. Box) 6152
CEP 13083-970
Campinas, SP, BRASIL
Fone (Phone) +55 (19) 3521-4564 / 3521-4568
Fax +55 (19) 3289-1562
e-mail: terraedidatica@ige.unicamp.br

Análise pelo Conselho Consultivo
Artigos e Revisões serão submetidos à análise crítica de, pelo menos, dois consultores. Comunicações Breves e os demais tipos serão analisados pelo Editor, ou Editor Associado, com eventual apoio de consultores.

Procedimento editorial
Artigos e Comunicações Breves aceitos serão encaminhados para revisão pelo(s) autor(es), acompanhados de uma lista de recomendações editoriais.
Os textos não aceitos para publicação serão devolvidos ao(s) autor(es).
Após revisão, o(s) autor(es) deve(m) encaminhar o trabalho revisto em meio eletrônico, como anexos de um ou mais e-mails. Exclusivamente no caso de arquivos grandes que não possam ser anexados a e-mails, podem ser enviadas cópias impressas, acompanhadas de novos arquivos em qualquer meio eletrônico (p. ex. CD-ROM ou DVD-ROM) contendo a versao final do trabalho. Os autores devem respeitar os padrões de formatação e requisitos técnicos para arquivos de tabelas e ilustrações.

Provas e textos impressos
Provas dos Artigos e Comunicações serão remetidas aos autores para correção antes da publicação final. Nessa ocasião, deverá ser obrigatoriamente preenchida e devolvida, pelos correios, declaração de cessão de direitos autorais do trabalho em favor de Terræ Didatica.

Os autores de Artigos, Revisões e Comunicações Breves receberão cópia do arquivo digital correspondente a seu trabalho. Caso existam exemplares impressos, cada autor receberá, sem ônus, duas cópias do número/edição correspondente.

Veja ainda:

Especificações para a preparação de arquivos

Linha editorial da Terræ Didatica

Instrucoes gerais aos autores

Especificacoes para a preparacao de arquivos

Instrucoes a autores sobre Materiais Suplementares

 

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