Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

___________________uni__

 

Volume 14, n4

Volume 14, n3

Volume 14, n2

Volume 14, n1

Volume 13, n3

Volume 13, n2132

Volume 13, n1td13-1

Volume 12, n3td123

Volume 12, n2C122

Volume 12, n1td121g

Volume 11, n3c113

Volume 11, n2112g

Volume 11, n111-1

Volume 10, n3v103g

Volume 10, n2TD10-2

Volume 10, n1V_10_1G

Volume 9, n2v92g

Volume 9, n1

Volume 8, n2v82

Volume 8, n1t81g

Volume 7, n2

Volume 7, n1

Volume 6, n2

Volume 6, n1

Volume 5

Volume 4

Volume 3

Volume 2

Volume 1

Linha editorial de Terrae Didatica

Tipos de trabalhos

Terræ Didatica destina-se a divulgar ações educacionais, fomentar a busca de novas experiências pedagógicas e estimular intercâmbio de metodologias de ensino e práticas educativas inovadoras. Contribuições de diferentes tipos, como animações, jogos, demonstrações ou aplicações didáticas de pesquisas acadêmicas e profissionais são bem-vindas, na medida em que constituírem inovações no campo educacional. Autores de comunicações científicas publicadas pela revista Terræ e outros periódicos da área de Geociências estão convidados a produzir materiais didáticos originais e conectar, criativamente, sua pesquisa com outros campos do conhecimento.

Os trabalhos podem ser redigidos em Português, Inglês ou Espanhol. A revista Terræ Didatica contempla os seguintes tipos de contribuições:
1. Artigos – destinados a divulgar dados e resultados originais e inéditos de pesquisas educacionais, ou estimular intercâmbio de metodologias de ensino e práticas pedagógicas inovadoras;
2. Revisões – voltadas para apresentar o estado de conhecimento de temas específicos, atuais e de amplo interesse. Os tema(s) e autor(es), eventualmente, pode(m) ser convidado(s) pelo conselho editorial;
3. Comunicações Breves – textos voltados a disseminar e avaliar resultados de novas experiências educativas recentes e projetos em andamento;
4. Discussões – contribuições e comentários sobre Artigos ou Comunicações Breves publicados recentemente, seguidas de Réplica pelo(s) autor(es) do trabalho de origem. Ambos os tipos de texto devem ser breves, objetivos e concisos.
Orientação geral para elaboração de trabalhos

  1. Título sintético e coerente com o conteúdo.
  2. Nome(s) completo(s) do(s) autor(es), sem abreviaturas.
  3. Vinculação: Instituição(ões)/empresa(s) a que se vincula(m), com endereço(s) (logradouro, local, caixa postal, CEP, cidade, estado, endereço eletrônico), completos e sem abreviaturas ou siglas.
  4. Sumário dos itens e subitens, com destaque para a respectiva hierarquia.
  5. Resumo de até 150 palavras, em parágrafo único, sem incluir ilustrações, referências ou citações bibliográficas.
  6. Indicação de 2 a 5 palavras-chaves que reflitam a natureza e conteúdo do trabalho, escritos na língua utilizada.
  7. Abstract, iniciado pelo título do trabalho vertido para o inglês, e o texto correspondente ao resumo, sem incluir ilustrações, referências ou citações bibliográficas.
  8. Indicação de 2 a 5 mais keywords equivalentes às palavras-chaves. Textos em Inglês, além do abstract, devem ter um resumo em Português ou Espanhol.
  9. Texto, sem inserção de ilustrações e preferencialmente com redação impessoal, adotando-se a terceira pessoa. Inserir os títulos das ilustrações (tabelas e figuras) no corpo do texto, em posição tão próxima quanto possível de sua primeira referência no texto.
    1. Estrutura sugerida para artigos:
      1. introdução, contextualizando o trabalho;
      2. objetivos;
      3. materiais, métodos e técnicas;
      4. apresentação de dados;
      5. discussão e interpretação de resultados;
      6. conclusões ou considerações finais;
      7. agradecimentos;
      8. referências bibliográficas citadas.
    2. Estrutura sugerida para revisões:
      1. introdução ressaltando o contexto e a relevância do tema,
      2. itens e subitens julgados adequados para expor o assunto,
      3. agradecimentos,
      4. referências bibliográficas citadas.
    3. Estrutura sugerida para comunicações breves – as comunicações podem ter estrutura semelhante às revisões, com ou sem subdivisões em itens e subitens. O conteúdo, comentários e informações devem ser seguidos de conclusões.
    4. Discussões devem ser apresentadas de modo corrido, com ou sem divisões. Ambas as formas podem incluir agradecimentos, referências bibliográficas e ilustrações.
  10. Animações, jogos, demonstrações ou aplicativos, que devem ser apresentados em cópia digital. Os programas devem ser auto-executáveis (autônomos), ou seja, não devem depender da instalação de programas e/ou recursos específicos para funcionar no equipamento de quem o irá examinar. Para programas comerciais ou de uso livre deve ser fornecido também o(s) endereço(s) eletrônico(s) onde podem ser obtidos os programas e os plug-ins que são necessários para sua utilização. No caso de recursos disponíveis na Web (World-Wide-Web), deve ser fornecido o link completo do(s) sítio(s) a ser visitado(s), e respectiva data da última visita.
    1. Dependendo da natureza do trabalho, a explanação pode ser feita com estrutura diferente das acima sugeridas, desde que mais adequada à boa exposição das informações.
  11. Lista das legendas de ilustrações (figuras, fotos, pranchas, tabelas, quadros etc.).
  12. Ilustrações em separado.
  13. Carta de encaminhamento, indicando o tipo de trabalho.

Submissão de trabalhos

Para Artigos e Revisões, o(s) autor(es) deve(m) submeter 1 cópia impressa, de boa qualidade, do texto, tabelas e figuras, acompanhada de arquivo digital, em qualquer meio eletrônico. No caso de Discussões, Comunicações Breves, Resenhas de Livros e Notícias, o(s) autor(es) deve(m) remeter o texto em qualquer meio eletrônico e CD-ROM ou DVD-ROM.

Análise pelo corpo consultivo

Artigos e Revisões serão submetidos à análise crítica de, pelo menos, dois consultores. Comunicações Breves e os demais tipos serão analisados pelo Editor, ou Editor Associado, com eventual apoio de consultores.

Procedimento editorial

Artigos e Comunicações Breves aceitos serão encaminhados para revisão pelo(s) autor(es), acompanhados de uma lista de recomendações editoriais.
Os textos não aceitos para publicação serão devolvidos ao(s) autor(es).
Após revisão, o(s) autor(es) deve(m) encaminhar uma cópia impressa, acompanhada de novos arquivos em meio eletrônico (CD-ROM ou DVD-ROM) contendo:

1º) o texto digitado, fonte Times New Roman tamanho 12, linhas com 18 cm de comprimento alinhadas à esquerda, espaço simples entre linhas e sem endentar parágrafos;

2º) as ilustrações gráficas (i) se desenhadas a mão, na versão original em tamanho máximo A4, acompanhada de uma cópia em disquete, na versão digitalizada em arquivo .TIF com densidade mínima de 300 dpi; (ii) se desenhadas em meio eletrônico, preferencialmente em formato vetorial (CDR, CMX, AI, DXF, ou DWG), uma cópia impressa e o disquete correspondente;

3º) disquete com tabelas digitadas em Word for Windows, modo Tabela;

4º) originais das ilustrações fotográficas e fotomicrográficas, preferencialmente em preto-e-branco de boa qualidade, alto contraste e papel brilhante e versão em disquete, escaneada em arquivo .TIF com densidade mínima de 300 dpi.

5º) as ilustrações em meio magnético devem ser encaminhadas em arquivos individuais, numerados de acordo com as respectivas entradas no texto.

Provas e textos impressos

Provas dos Artigos e Comunicações serão remetidas aos autores para correção antes da publicação final.

Os autores de Artigos, Revisões e Comunicações Breves receberão cópia do arquivo digital correspondente a seu trabalho.

 

Topo da página

Home

 

Copyright © 2005-2007 - Instituto de Geociências - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Brasil - Todos os direitos reservados -

Desenvolvimento: