Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

___________________uni__

 

Volume 14, n4

Volume 14, n3

Volume 14, n2

Volume 14, n1

Volume 13, n3

Volume 13, n2132

Volume 13, n1td13-1

Volume 12, n3td123

Volume 12, n2C122

Volume 12, n1td121g

Volume 11, n3c113

Volume 11, n2112g

Volume 11, n111-1

Volume 10, n3v103g

Volume 10, n2TD10-2

Volume 10, n1V_10_1G

Volume 9, n2v92g

Volume 9, n1

Volume 8, n2v82

Volume 8, n1t81g

Volume 7, n2

Volume 7, n1

Volume 6, n2

Volume 6, n1

Volume 5

Volume 4

Volume 3

Volume 2

Volume 1

V10_1P

A importância do tempo geológico:
desdobramentos culturais, educacionais e econômicos

Versão integral PDF

Cinzia Cervato
Universidade Estadual de Iowa, Departamento de Ciências Geológicas e Atmosféricas.

Robert Frodeman

Universidade do Norte do Texas, Departamento de Filosofia e Estudos da Religião.

Abstract The discovery of geologic time revolutionized scientific thinking and led to the development of the modern Earth sciences. Less appreciated, however, is the fact that geologic time has had far-reaching cultural and societal consequences that go well beyond its founding influence upon the geosciences. This essay summarizes the literature describing the difficulties students encounter in understanding deep time, provides an overview of the historical development and cultural relevance of deep time, and suggests ways to increase students' understanding of the significance of geologic time.Citation: Cervato C., Frodeman R. 2014. A importância do tempo geológico: desdobramentos culturais, educacionais e econômicos (tradução). Terræ Didatica, 10(1):74-81. <http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/>.
Keywords: Earth Sciences, philosophy of geology, geologic time.


Resumo A descoberta do tempo geológico revolucionou o pensamento científico e conduziu ao desenvolvimento das modernas Ciências da Terra. Apesar disso, pouca atenção é dada para as consequências culturais e sociais de longo alcance do tempo geológico, que vão bem além de sua influência sobre as Geociências. Este ensaio resume a literatura que descreve a dificuldade que os estudantes encontram para compreender o tempo profundo, fornece uma visão geral do desenvolvimento histórico e a relevância cultural do tempo profundo, e sugere maneiras de aumentar a compreensão dos alunos sobre o significado do tempo geológico.
Palavras-chaves: Ciências da Terra, Filosofia da Geologia, tempo geológico.

 

Copyright © 2005-2007 - Instituto de Geociências - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Brasil - Todos os direitos reservados -

Desenvolvimento: