Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

_____uni__

 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

A Complexidade do Tempo Geológico e a sua Aprendizagem com Alunos Portugueses (12-13 anos)

Jorge Bonito, Dorinda Rebelo, Margarida Morgado, Graça Monteiro, Jorge Medina, Luís Marques, Luísa Martins

Versão integral PDF

ABSTRACT THE COMPLEXITY OF GEOLOGICAL TIME AND LEARNING BY K-12/13 PORTUGUESE STUDENTS OF GEOLOGY. This paper is a contribution towards an in-depth reflection about the philosophical and scientific dimensions of the complex concept of time. "This reflection is bored on the assumfition that a broad view of this issue is needed for a"deeper research on teaching and learning of this topic. Therefore, data related to the perceptions of Portuguese students, 12/13 years of this age, are presented; these perceptions are mainly concerned with the characteristics which supposed influence the understanding of the concept of time. The relevance given by the students to the concept in the context of geological contents learning is also under analysis. The study is being developed within the research Project Deep time in schooling: contributions of students' perceptions for the development of scientifically literate citizens in the Research Centre for Didactics and Technology in Teacher Education, with the participation of researchers from the Universities of Aveiro and Évora and secondary school science teachers. Citation: Bonito J., Rebelo D., Morgado M. da, Monteiro G., J. Medina, Marques L., Martins L. , Louro M. 2011. A Complexidade do Tempo Geológico e a Aprendizagem em Geologia de Alunos


KEYWORDS Deep time, complexity, students' perceptions, basic education

RESUMO Este artigo pretende contribuir para a reflexão sobre o complexo conceito de tempo, nas suas vertentes filosófica e científica, reconhecendo-se a consequente necessidade de proceder ao aprofundamento da investigação no âmbito do ensino e da aprendizagem desta temática. Os resultados encontrados sobre concepções de alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico1 permitem perceber a importante valorização que atribuem ao conceito de Tempo Geológico na aprendizagem da Geologia, apesar de não existir acerca dele uma perspectiva adequada. Entre outros resultados, as dificuldades sentidas recaem no facto deste conceito ser complexo, o que dificulta a compreensão de fenómenos geológicos e da história da Terra, sendo, por isso, considerado pelo alunos dispensável na aprendizagem da Geologia. O trabalho insere-se no Projecto Deep time in schooling: contributions of students' perceptions for the development of scientifically literate citizens, que se desenvolve no Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, da Universidade de Aveiro (Portugal), envolvendo investigadores em Geologia e em Didáctica das Ciências das universidades portuguesas de Aveiro e de Évora e professores de Biologia e Geologia de várias escolas públicas dos Ensinos Básico e Secundário

PALAVRAS-CHAVE Tempo geológico, complexidade, concepções de alunos, ensino básico

 

 

Volume 14, n4

Volume 14, n3

Volume 14, n2

Volume 14, n1

Volume 13, n3

Volume 13, n2132

Volume 13, n1td13-1

Volume 12, n3td123

Volume 12, n2C122

Volume 12, n1td121g

Volume 11, n3c113

Volume 11, n2112g

Volume 11, n1111

Volume 10, n3V103g

Volume 10, n2TD10-2

Volume 10, n1V10_1G

Volume 9, n2v92g

Volume 9, n1

Volume 8, n2c82

Volume 8, n1TD81G

Volume 7, n2

Volume 7, n1

Volume 6, n2

Volume 6, n1

Volume 5

Volume 4

Volume 3

Volume 2

Volume 1

 

 

 

É necessário um programa leitor de PDF, como o Adobe Acrobat ou o Foxit, para abrir os arquivos dos artigos. Clique nos botões abaixo para fazer o download gratuito.

Foxit Reader: Adobe Acrobat: