Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

_____uni__

 

Estratégia didática clássica aplicada à disciplina Geologia Introdutória do curso de Geologia da Universidade Federal da Bahia

Versão integral PDF

Abstract Classic didactic strategy applied to the Introductory Geology in the course of geology from the Federal University of Bahia. It is well-known that the schools create a separated world of daily life, then pupils accustom early to different positions in each one of these circumstances. Teachers go to the classroom with a program, a changeable textbook, some resources that to a large extent summarize transparencies or the chalk and black picture, and a number of questions for examinations. The teachers act inside classrooms in accordance with custom rules, against the common-sense they use outside. As soon as they notice any reduction of progress, they are capable to calmly follow the same routine lessons even if faced by evidence that pupils demonstrate lack of progress in evaluations. This work is centered on practical readjustments in education method and in a short-term didactic strategy with intention to adjust and to adapt the course to deal with the problems detected during the learning period of the Introductory Geology disciplines at the Geology undergraduate course of the Federal University of Bahia

Keywords: Geology teaching, didactic strategies, geology

Resumo É notório que as escolas criam um mundo apartado da vida cotidiana e, logo cedo os alunos se acostumam a posturas diferentes em cada uma dessas circunstâncias. O professor adentra a sala de aula, munido de um programa, um livro texto, alguns recursos variáveis que em grande parte se resumem a transparências ou a giz e quadro negro, e uma bagagem de questões para as provas. Os professores agem bem mais de acordo com preceitos de praxe dentro das salas, do que com o bom senso que utilizam fora delas. Assim que constatam qualquer falta de rendimento, também são capazes de seguir rotineira e tranqüilamente com suas aulas, mesmo constatando que nas avaliações os alunos demonstram falta de rendimento. Neste trabalho reflete-se sobre o objetivo prático de reajustamentos no método de ensino e na estratégia didática a curto prazo com o intuito de adequar e adaptar o curso frente a problemas detectados durante o período letivo da disciplina Geologia Introdutória do curso de Geologia da Universidade Federal da Bahia.

Palavras-Chave:    Ensino de Geologia, estratégias didáticas, geologia

 

 

Volume 14, n4

Volume 14, n3

Volume 14, n2

Volume 14, n1

Volume 13, n3

Volume 13, n2132

Volume 13, n1td13-1

Volume 12, n3td123

Volume 12, n2C122

Volume 12, n1td121g

Volume 11, n3c113

Volume 11, n2112g

Volume 11, n1111

Volume 10, n3V103g

Volume 10, n2TD10-2

Volume 10, n1V10_1G

Volume 9, n2v92g

Volume 9, n1

Volume 8, n2c82

Volume 8, n1TD81G

Volume 7, n2

Volume 7, n1

Volume 6, n2

Volume 6, n1

Volume 5

Volume 4

Volume 3

Volume 2

Volume 1

 

 

 

É necessário um programa leitor de PDF, como o Adobe Acrobat ou o Foxit, para abrir os arquivos dos artigos. Clique nos botões abaixo para fazer o download gratuito.

Foxit Reader: Adobe Acrobat: