Campinas-Brasil
ISSN 1980-4407
_______
Perspectivas actuais sobre o ensino das ciências: clarificação de caminhos
Abstract
The constructivist perspective of learning has contaminated the guidance of the current scientific education, although the role of the student in building and transforming knowledge is assumed in different ways by several authors. One of the main figures in cognitive development is Barbara Rogoff, with the model of learning of thought. The research on the knowledge of the student and of the teacher is currently a subject that has been well investigated in the field of teacher training. Some studies about education have contributed with some distinctive data between the ways of solving problems by a student and the ways used by a specialist. It is possible, at this time, to synthesise the main contributions of cognitive psychology to sciences teaching, in a model of strategies that should be all-embracing; it is named as the “octopus teaching” model
Keywords: Science education, science of student, science of teacher, model of teaching science
Resumo
A perspectiva construtivista da aprendizagem contaminou as orientações da educação científica actual, embora o papel do aluno na construção e na transformação do conhecimento seja assumido de forma distinta pelos diversos autores. Um dos vultos do desenvolvimento cognitivo é Barbara Rogoff, com o seu modelo de aprendizagens do pensamento. A investigação sobre o conhecimento do aluno e do professor é, actualmente, um dos aspectos que tem sido bem investigado no campo da formação de professores. Alguns estudos realizados no domínio da educação têm contribuído com alguns dados distintivos entre as formas de resolver problemas pelo aluno e as maneiras utilizadas por um especialista. É possível, no momento, sintetizar os principais contributos da psicologia cognitiva para o ensino das ciências, em um modelo de estratégias que deve ser envolvente, e que é pelo autor designado de “octópode pedagógico”
Palavras chave: Educação em ciências, ciência do aluno, ciência do professor, modelo de ensino das ciências
Volume 14, n2
Volume 10, n2
É necessário um programa leitor de PDF, como o Adobe Acrobat ou o Foxit, para abrir os arquivos dos artigos. Clique nos botões abaixo para fazer o download gratuito.