Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

_____uni__

 

TD81

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Emergências na formação competente de geólogos e profissionais
das Ciências da Terra

Os Editores

VERSÃO INTEGRAL EM PDF

O fortalecimento da educação em todos os níveis, da pré-escola aos cursos de pós-graduação, desafia a criatividade e competência de governos e sociedades, além de interessar diretamente às empresas. Os resultados melhoram a cultura em geral e aumentam a qualidade de vida da população. Diversos países assumem hoje posições de destaque no cenário social e econômico, justamente porque investiram com firmeza, nas últimas décadas, na formação dos cidadãos.
Regina Garcia afirma que muitas propostas para a educação, na prática, acabam tocando situações periféricas para, ao final, nada mudar. O texto fora publicado após a Rio-92 (Garcia R.L. 1993. "Educação Ambiental: uma questão malcolocada". In: Cadernos CEDES, Centro Est. Educ. e Sociedade). A autora alerta que, à custa de "manter o povo muito ignorante" (grifos do original), tem sido possível assegurar que 1% da população detenha 53% de toda a riqueza brasileira enquanto 49,2% vivem "à margem das políticas econômicas e sociais". O quadro parece ter se alterado pouco até 2012, ano de realização da Rio+20.
O desenvolvimento sustentável tem sido considerado como meta inatingível por alguns. Para outros, contudo, tal meta é dependente da formação adequada de recursos humanos. O País precisa aumentar o número de graduados em Geologia, de modo a atender aos setores de mineração, suporte à construção civil, pesquisa e explotação de água subterrânea, meio ambiente, exploração e produção de petróleo. Geólogos e outros profissionais da área das Ciências da Terra atuam em projetos de levantamento das características naturais do país ou na implantação de obras de infraestrutura. Além disso, a despeito dos ataques à burocracia governamental, boa parcela de funcionários públicos dedica-se à educação do povo ou à sua proteção contra questões ligadas a desastres naturais.
Nesse contexto, a função estratégica de publicações como Terræ Didatica é contribuir para reforçar o investimento do Estado na qualidade da educação pública. Quiçá o investimento se torne duradouro. Quando se "ensina" algo a um professor, provoca-se benéfica reação em cadeia, porque um docente mais bem preparado provavelmente estará apto a motivar melhor os alunos, durante várias décadas. Ensinar professores não é nada fácil, porque é "necessário descobrir ou inventar algo novo e útil", antes de ter algo para oferecer-lhes (Means W.D. 1991. A time for teaching teachers. Geology, dez/1991, p. 1155). A longo prazo, no entanto, os efeitos do processo são muito grandes.
Terræ Didatica, volume 8, número 1, 2012
Esta edição busca difundir novos conhecimentos científicos, e experiências úteis, para professores de ensino médio e superior.
O conhecimento histórico e geológico da dinâmica "cidade maravilhosa", apesar da expansão urbana, pode ser visualizado no roteiro sobre rochas ornamentais e pedreiras que abre este número. Persegue a mesma linha o relato sobre oficinas de "educação para geoconservação" de sítios geológicos do Geopark Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais. A edição inclui esclarecedor trabalho sobre fatores determinantes do tempo e do clima na América do Sul; dois outros especialistas discorrem a respeito da "evolução histórica e filosófica do conceito de nível de base fluvial". Esperamos que os materiais atendam a educadores e estudantes em sua busca de aprimoramento científico.
A periodicidade semestral de Terræ Didatica, iniciada em 2011 e mantida em 2012, é preparatória para aumentar a frequência das edições, meta dos próximos anos. A concretização, contudo, depende do firme e decidido apoio da comunidade, leitores e autores. A todos que colaboraram na finalização deste número, registramos sinceros agradecimentos.

 

Volume 14, n4

Volume 14, n3

Volume 14, n2

Volume 14, n1

Volume 13, n3

Volume 13, n2132

Volume 13, n1td13-1

Volume 12, n3td123

Volume 12, n2C122

Volume 12, n1td121g

Volume 11, n3c113

Volume 11, n2112g

Volume 11, n1111

Volume 10, n3V103g

Volume 10, n2TD10-2

Volume 10, n1V10_1G

Volume 9, n2v92g

Volume 9, n1

Volume 8, n2c82

Volume 8, n1TD81G

Volume 7, n2

Volume 7, n1

Volume 6, n2

Volume 6, n1

Volume 5

Volume 4

Volume 3

Volume 2

Volume 1

 

 

 

É necessário um programa leitor de PDF, como o Adobe Acrobat ou o Foxit, para abrir os arquivos dos artigos. Clique nos botões abaixo para fazer o download gratuito.

Foxit Reader: Adobe Acrobat: