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Índice
As atividades de Geoideias estão agrupadas nas nove categorias indicadas na tabela

A energia da Terra

 O Himalaia em 30 segundos! (9)    ícone de video Atividade 9 – Vídeo
   Marcas onduladas na areia em uma vasilha (11)    ícone de video Atividade 11 – Vídeo
   Marcas onduladas na areia em um reservatório (12)      ícone de video Atividade 12 – Vídeo
   Poderoso rio em uma pequena canaleta (13)        ícone de video Atividade 13 – Vídeo
   Um vale em 30 segundos – Separando camadas de rocha (16)    ícone de video Atividade 16 – Vídeo
   Rocha, chocalho e ritmo (21)      ícone de video Atividade 21 – Vídeo
   Faça sua própria rocha (27) 
   O Sal da Terra (29) 
   Construa o seu próprio vulcão (33)     ícone de video Atividade 33 – Vídeo
   Olhe como eles correm! (38)     ícone de video Atividade 38 – Vídeo
   Metamorfismo, em grego, significa “mudança de forma”, não é? (43)
   Intemperismo – rochas dissolvendo e rochas demolindo (46) 
   Rachando as evidências (47)
   Espremido até mudar de forma (51)
   Moedura e cisalhamento (60)      ícone de video Atividade 60 – Vídeo
   Dust bowl (61)    ícone de video Atividade 61 – Vídeo
   Castelos de areia e encostas (66A)   ícone de video Atividade 66A – Vídeo
   Crateras na Lua (68)        ícone de video Atividade 68 – Vídeo
   Rachando (71)
   Litorais mudando (73)       ícone de video Atividade 73 – Vídeo
   Faixas magnéticas (81) 
   Fusão parcial – processo simples, enorme impacto global (82) 
   Continentes em colisão (83)   
   Modele a expansão do assoalho oceânico compensada por falhas transformantes (84)
   O quebra-cabeça continental (85)    
   Uma pluma mantélica em uma proveta (86)
   Surfando em placas tectônicas (87)
   Placas tectônicas através da janela (88)
   Vulcão no laboratório (89)    ícone de video Atividade 89 – Vídeo
   A “deriva continental” de Wegener encontra as “placas tectônicas” de Wilson (91)
   James Hutton – ou “Sr. Ciclo das Rochas” (93)
   Por que rochas ígneas têm diferentes tamanhos de cristais? (94)
   Uma corrida diferente “construa o seu próprio cristal” (99)
   “Cristalização” em uma travessa de pudim (100)     
  Perigo – Areia Movediça! (117) 

 

Construção de Montanhas de Margarina (118)

  Criaturas curiosas: Utilizando evidências fósseis e modernas para descobrir o estilo de vida de animais extintos (121) 

 

Fluidos, atrito, rupturas (122)  

Levá-lo ou deixá-lo? O debate da geoconservação.  (127)NOVA LOGO

   Vulcões e diques/gelatina e creme – diques radiais (145) 
   Vulcões em colapso – caldeira de subsidência (148)    
   Estruturas sedimentares – estratificação graduada (177)

 

Estruturas sedimentares – marcas de base (179)

   O poder do gelo (180)

 

Estruturas sedimentares – imbricação: Qual era o sentido do fluxo do rio? (181)

Estruturas sedimentares – load casts. Explicando curiosas colisões nas bases das estruturas (184)

Estruturas sedimentares – estratificação cruzada e ‘posição correta’ (194)

Estruturas sedimentares – estratificação transversal e correntes antigas (195)

   Isostasia – 1 (205)    
 

 Isostasia – 2 (206)   

Professor – “Qual é a diferença entre intemperismo e erosão?”. (207)NOVA LOGO

Pontos quentes. Modelando o movimento de uma placa tectônica através do globo (208)NOVA LOGO

Deslizamentos em encostas: Modelando como penhascos e encostas podem desmoronar (210)NOVA LOGO

   Desgastando em calcário – com um sopro! (214) 
   Paisagem cárstica – em 60 segundos (215)
   Na sua opinião, os continentes se movem? (216)     
   O que move as placas? (217)     

 

Rolando, pulando, flutuando e se movendo invisivelmente. (230)

Como era estar lá? – pistas nos sedimentos que podem trazer um ambiente à vida. (235)

O quebra-cabeça do tempo geológico: (250)

Cirurgia de rolo suíço: (251)

Auréola metamórfica em uma lata. Investigue (252)

A vista de cima: tectonismo vivo. (255)

Desdobramentos a encurtamento crustal (256)

Espessura do gelo desde o ponto zero (258)

Um balde para um caldeirão: visualizando os processos do passado por meio de cálculos. (259)

Investigando processos sedimentares em pequena escala e modelagem de poderosos rios. (260)

Modelo de fusão parcial e rocha real (262)

“Hooray! E ela se levanta!” Como a formação de uma cadeia de montanhas pode revelar seus segredos ocultos (265)

Modelagem geofísica de sensoriamento remoto. (270)

Bordas das placas e movimento com as mãos (278)

Modelando à mão ‘quando a rocha mais nova não esta no topo’ (282)

De sedimentos de rios às rochas listradas (283)

Modelando inconformidades – com as mãos (287)

Recuperando dados. Aguarde alguns segundos e tente cortar ou copiar novamente. (289)

Modelando as dobras – à mão (291)

O calor está ligado (293)

Direto para cima ou de cabeça para baixo? (294)

Modelando falhas em rochas com as mãos (298)

Simulando pontos de inflexão – com as suas mãos (301)

Falhas na barra de chocolate (302)c

Grãos de rocha cortado (303)

Quando as rochas macias são resistentes e as rochas duras são fracas? (312)NOVA LOGO

Explorando fluxos atuais através dos estreitos (315)NOVA LOGO

O ciclo das rochas profundas explicado pelas placas tectônicas: litificação (317)NOVA LOGO

O ciclo das rochas profundas explicado pelas placas tectônicas: deformação e metamorfismo (318)NOVA LOGO

O método de mostrar intemperismo, erosão, transporte e deposição com blocos de Lego™ (320)NOVA LOGO

“Todos os modelos estão errados”  mas alguns estão realmente errados: mecanismos de acionamento de placas (326)NOVA LOGO

Praia, rio, duna, montanha, planície – que camadas podem ser preservadas aqui? (327)NOVA LOGO

Qual é a cordilheira oceânica que se espalha mais rapidamente? (328)NOVA LOGO

Como se formam os leitos sedimentares? – e por que podemos vê-los? (329)NOVA LOGO

Estruturas sedimentares – faça sua própria cama cruzada (330)NOVA LOGO

 

A evolução da vida

 Desenterre o dinossauro (6)
   O encontro dos dinossauros – 100 milhões de anos atrás (14)     
   Como pesar um dinossauro (17)
   Um dinossauro no pátio (23)
   Fóssil ou não? (28)
   Uma linha do tempo no seu quintal (32)    ícone de video Atividade 32 – Vídeo
   Morte do dinossauro – ele morreu ou foi morto? (35)
   Como seria estar lá? – Trazendo um fóssil à vida (37)
   Como eu poderia ser fossilizado? (50)
   Fazendo uma pegada (66B)
   Mary Anning – Mãe da Paleontologia: “Uma mulher no mundo dos homens” (115)    
  Criaturas Curiosas (119) 

 

Classificando a evolução das manchetes da evolução (132)

Quem comeu a amonite? Uma teia alimentar jurássica – a partir de evidência fóssil (142)

Rochas de construção 4 – Rochas metamórficas. Quais são as diferenças entre rochas metamórficas comumente usadas como rochas de construção? (143)

   O filme da fossilização de trás para frente (176) 
   A sobrevivência da Concha do Mar (183)    
   Vestígios fósseis – tocas ou perfurações (186) 
   Quantos tataravôs? (200)     
   Quantos besouros? O jogo da evolução (201)   
 

 Fossilize! (202)    

Agitando conchas – sobrevivência do mais forte. Por que o registro fóssil está incompleto? (212)NOVA LOGO

Um rolo de papel higiênico do tempo. (234)

Os altos e baixos dos amonites: Como os amonites ajustavam sua posição no oceano? (264)

O padrão dos continentes/oceanos versus o padrão de vida na Terra (280)

A Terra como sistema

 O ciclo das rochas em cera (10)     ícone de video Atividade 10 – Vídeo
   Fluxo denso, fluxo rarefeito? Atmosfera e oceano em um tanque (25)
   O carbono dá voltas e voltas e voltas (39)
   Sobrevivência no espaço: como nós poderíamos sobreviver um ano em um domo (44)
   O ciclo das rochas através da janela (52)
   Mudança de estado – transformação da água (167)  ícone de video Atividade 167 – Vídeo 
   Mini-ciclo da água (168)   ícone de video Atividade 168 – Vídeo 
   O ciclo da água (171)  
   ‘Marcando’ moléculas de água – para explorar o ciclo da água (173)    
   O ciclo da água e o calor no laboratório – e no globo (174)

 

Trabalho de campo: Aplicando “o presente é a chave para o passado” (187)

   Sob pressão (189)     

 

Pressão da água – subsolo: demonstrando como a pressão hidrostática cresce com a profundidade (190)

   Jogo do ciclo da água (204)    

 

‘Marque’ um átomo de carbono – e explore o ciclo do carbono (213)   

 

 Areia na janela (219)

Explicando o ciclo das rochas: produtos e processos.(253)

Evitando mal-entendidos em relação ao ciclo das rochas (272)

O ciclo das rochas na ponta dos dedos (274)

Atmosfera e oceano em uma lancheira (288)

O efeito estufa está acontecendo lá fora hoje?(310)

De “Detetive de rochas” a “Explicando o ciclo das rochas ” (316)NOVA LOGO

 A Terra no espaço

 O ciclo do carbono através da janela (55)
   Por que o Sol desaparece? (56)   ícone de video Atividade 56 – Vídeo
   Crateras na Lua (68)  ícone de video Atividade 68 – Vídeo
   O mundo aquático da química subterrânea (70)
   Planetas no parquinho (92)
   A Lua de Jaffa (154) 
   Lua de poliestireno (158)

 

Lua de pirulito: Modelando as fases da Lua com uma bola, uns pirulitos e uma luz forte (160)

   Eclipse o pirulito (162) 
   Uma divertida montanha russa (169) 
   Quente ou não? (191)

 

Terra na Terra: usando um globo na luz do Sol para demonstrar como o dia, a noite e as estações funcionam (192)

 

 Estações: o efeito da nossa inclinada Terra (193)    

A Terra e os ciclos de Milankovitch – com as mãos (299)NOVA LOGO

Investigando a Terra

 Quando ele explodirá? – prevendo erupções (2)
   Ciências da Terra ao ar livre: preservando a evidência (26)
   Qual é a história geológica? (40)
   De uma laranja para toda a Terra (59)    ícone de video Atividade 59 – Vídeo
   A “ideia do grande atol de coral” de Darwin (63)
   De bolas de argila até a estrutura da Terra (74)
   Ondas na Terra 1 – a simulação da mola de brinquedo (76)     ícone de video Atividade 76 – Vídeo
   Ondas na Terra 2 – moléculas humanas (77)    ícone de video Atividade 77 – Vídeo
   Geo-Batalha Naval (79)
   Hora da festa para vulcões! (90)
   Sondagem elétrica do solo (96)
   Cartões postais geológicos 1 – granito e cré (97)
   Cartões postais geológicos 2 – arenito e calcário (98)  

 

Mapas a partir de rabiscos 3: vale com geologia inclinada (105)

Mapa a partir de modelos 1: planície com geologia simples (106)

Mapa a partir de modelos 2: cuesta com geologia simples (107)

   William Smith – “O pai da Geologia Inglesa” (109)
   Tente a “Sorte” com um vulcão em erupção (110)   

 

Mapa a partir de modelos 3: vale com assoalho horizontal (111)

Mapa geológico a partir de modelos – 4: cume inclinado e vale (113) 

  Mapa geológico a partir de modelos (116) 

 

Mapa geológico a partir de modelos 6: planície com falhas na direção do declive (123)

Mapa geológico a partir de modelos 8: planície com diferentes tipos de falha (125)  NOVA LOGO

Opengeoscience 1: Intrusões ígneas e lavas Abrindo mapas geológicos do mundo (129)

  Rochas Inclinadas e dobradas (130)

 

Toneirando: Usando a densidade para separar materiais diferentes (133)

Faça você mesmo o declive e modelo descoberto (com clinômetro) (136)

Mapa geológico: utilizando a geologia da superfície para fazer um mapa geológico (138)

   Uma atividade central: Reunindo evidências da composição do núcleo da Terra (147)  
   Trabalho de campo: Avaliação ambiental (188)
   Jornada ao centro da Terra – em um rolo de papel higiênico (196)    
   Trabalho de campo: a estratégia “Todo-Poderoso” (203)     
   Planejamento para o trabalho de campo (220)

 

Questões para qualquer face de rocha 1: intemperismo (221)

   Questões para qualquer corte de rocha 2: erosão (222)     

 

Trabalho de campo: re-criação interativa (223)

Questões para qualquer face de rocha 3 (226)

Questões para qualquer face de rocha 4 (227)

Questões para qualquer face de rocha 5 (229)

Questões para qualquer corte de rocha 6 (231)

Questões para qualquer corte de rocha 7 (232)

Questões para qualquer corte de rocha 8 (233)

Questões para qualquer corte de rocha 9 (237)  

Questões para qualquer corte de rocha 10 (238)

Questões para qualquer corte de rocha 11 (240)  

Questões para qualquer corte de rocha 12 (242) 

Perfurando chocolate! O que furos podem nos dizer sobre a Terra? (243) 

Questões para qualquer corte de rocha 13 (244) 

Questões para qualquer corte de rocha 14 (245) 

Trabalho de campo: uma visão do lugar. Utilizando a vista da área local para sintonizar-se ao local geológico (246)

Agora e depois – notando as diferenças (263)

Geo-literatura: Poemas e histórias inspiradas por tudo que é ‘geo’ (268)

 

 “O que promove uma boa experiência educacional?” Uma abordagem para planejar trabalhos de campo (257)    

“O que poderia te machucar aqui?” Abordagem de segurança no campo (292)

Vista para o futuro – e para o passado (297)

Demonstração de ondas sísmicas com molas (304)

O que poderíamos medir para descobrir se a mudança climática está acontecendo aqui? (305)

Trabalho de campo urbano – as histórias de materiais, cores, linhas e formas (306)

“Recriando” as rochas vistas no campo – passo a passo (321)NOVA LOGO

Derretimento do gelo e alteração do nível do mar 1 – gelo marinho (322) NOVA LOGO 

Clima na chegada – Se você de repente chegou a algum lugar – o que lhe diria como era o clima? (324)NOVA LOGO

Continentes no recreio. Uma paleogeografia no pátio da escola (331)NOVA LOGO

O tempo geológico

 Depositando os princípios (20)  ícone de video Atividade 20 – Vídeo
   Onde nós devemos perfurar para achar petróleo? (41)
   Detetive ambiental (53)
   Idade da Terra (141)
   Quantos para um milhão? (149) 
 

 Quanto tempo demora? (150)    

Preenchendo a lacuna – retratando a inconformidade ‘abismo do tempo’? (261)

De volta no tempo “Jacarés vistos em Londres” (286)

Datando a Terra – antes da descoberta da radiação (295)

Balas de goma cortadas para entender os mapas geológicos em 3D (311)

Que cor era o mundo no passado?  (325)NOVA LOGO

 Os materiais da Terra

 Detetive de rochas – pistas rochosas para o passado (4) 
   Modelagem para rochas: o que está escondido dentro delas – e por quê? (5)   ícone de video Atividade 5 – Vídeo
   Como seria estar lá – em um mundo rochoso? (7)
   Permeabilidade dos solos – “A incrível corrida dos solos” (22)
   Eureca! – detectando minério do modo de Arquimedes (30)
   O espaço interior – a porosidade das rochas (31)
   A “grande ideia de solo” de Darwin (58)
   Inocente até que se prove o contrário (72)
   De bolas de argila até a estrutura da Terra (74)
   Terra magnética (75)
   Saltando, dobrando, quebrando (78)
   Magnetismo congelado (80)
   Identificando os minerais – use seu(s) sentido(s)! (131)    
   Minha lápide irá durar? (135) 

 

Rochas de Construção 2 – As rochas ígneas. Quais são as diferenças entre as rochas ígneas comumente usadas como rochas de construção? (137)

   Rochas de construção 3 – Rochas sedimentares (140)    
   Testando rochas 1 – saltando para trás (151)    
   Faça o seu próprio solo (152)
   Rosquinhas de solo (153)    
   Encontrados no chão: classificados! (155)
   Testando rochas 2 – “Splat!” (157)     
   Testando rochas 3 – aquela percepção de encolhimento (159) 
   Rochas no telão (163)     

 

Seja um especialista em minerais 1 (165)

   Seja um especialista em minerais – 2 (166) 
   Seja um especialista em minerais – 3 (170) 
   Seja um especialista em minerais 4 – Recicle o seu telefone celular (172) 

 

“Jardim com Pedras 1” – o jogo das rochas: Esboce as diferentes características das rochas – com os seus alunos (178)

   “Rockery 2” – o jogo do ciclo das rochas (182)     
 

Imãs humanos! Modelando campos magnéticos antigos e modernos, utilizando seus alunos (209)NOVA LOGO

Agregados para estradas – que rocha? (211) 

Piratas e tesouro enterrado (224)

Caça ao tesouro sensorial (225)

Exploradores de Rochas: Classificando rochas em famílias (236)  

Projete seu próprio parque de diversões com rochas (239)   

Construtor de rochas. Simulando a formação das rochas sedimentares fossilíferas (241)  

A minha rocha retém água e a água fluirá através dela? (247)

Eu sou carbonato de cálcio puro’ – a questão do carbonato de cálcio. (248) 

Rochas ao redor da escola (249)

Existe vida nessa amostra de solo? (271)

Faça e use o seu próprio molde de gesso (279)

Receita para uma Terra magnética e um detector magnético (290)

Do que isso é feito? Relacione cada mineral ou rocha com o objeto que os contém. (313)NOVA LOGO

Isso é um mineral ou não é? (314)NOVA LOGO

Recursos e meio ambiente

 Modelagem para rochas: o que está escondido dentro delas – e por quê? (5)   ícone de video Vídeo da atividade (5)
   Por que o solo é levado pela água? (8)
   Preso! Por que óleo e gás não conseguem escapar de suas prisões subterrâneas? (24)   
   Pedreira através da janela – o que você vê o que você não vê? (36)    
   Rochas para comer? (48)
   Da chuva à nascente: água proveniente do solo (54)
  Energia através da janela (57)    ícone de video Atividade 57 – Vídeo
   Faça seu próprio reservatório de petróleo e gás (64)
   ‘Água, água em todo lugar, mas nenhuma gota para beber’ (67)   
   Riquezas no rio (69)
   Energia das rochas: simulações de energia geotérmica (95)

 

Do que sou feito? Uma comparação entre a química do corpo humano e a química do resto da Terra (108)

  Mineralização hidrotermal interativa (128) 
   Poços, poços, poços! (139)       
   Água – é uma questão de paladar ou a substância tem sabor? (144)    
   Faça o seu próprio solo (152)

 

Fundição em uma vareta: Fundindo minério de ferro em ferro em um queimador de gás (156)

Quebra-cabeça das camadas do solo: Faça seu próprio perfil de solo e investigue outros (161)

   Garimpeiros de Ouro: Peneirando por “ouro” em sedimentos de rio (164)

 

Qual fonte de energia? – Resolvendo a crise em Kiama (175)

   Trabalho de campo: Avaliação ambiental (188)

 

Por que o Mar Morto é morto? Medindo a salinidade (199)

   Então, você quer conservar um local de geodiversidade (218)     

 

De onde o petróleo offshore vem? (228)

Receita para o fluido de fraturamento perfeito. (269)  

Encontrando a Terra nas Metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU (319)NOVA LOGO

Derretimento do gelo e mudança do nível do mar 2 – calotas polares (323)NOVA LOGO

Riscos naturais

 Tremor de terra – minha casa desabará? (1)
   Um tsunami pela janela – o que você veria, o que você sentiria? (3)
  Deslizamento de terra pela janela – o que você veria, o que você sentiria? (15)   ícone de video Atividade 15 – Vídeo
   Um terremoto pela janela – o que você veria, o que você sentiria? (18)
   Sobrevivendo a um terremoto (19)
   Enchente pela janela – o que você veria, o que você sentiria? (34)
   Uma erupção pela janela (42)
   Tsunami (45)
   Previsão de terremotos – quando um terremoto irá acontecer? (49)
   O perigo do rompimento de barragem (62)
   Tremeu, mas não se mexeu? (112)    
   O balão sobe no Krakatoa (114)    
 

 Dolina! (185)   

Alerta de Tsunami! Correr para as colinas ou ficar à beira-mar? (254)

Modelando como as ondas de um terremoto se amplificam e devastam. (273) NOVA LOGO

Terremotos com espaguete (300)NOVA LOGO

Se um leito sedimentar fosse colocado à vista agora – como seria? (309)NOVA LOGO