A energia da Terra
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O Himalaia em 30 segundos! (9) Atividade 9 – Vídeo |
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Marcas onduladas na areia em uma vasilha (11) Atividade 11 – Vídeo |
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Marcas onduladas na areia em um reservatório (12) Atividade 12 – Vídeo |
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Poderoso rio em uma pequena canaleta (13) Atividade 13 – Vídeo |
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Um vale em 30 segundos – Separando camadas de rocha (16) Atividade 16 – Vídeo |
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Rocha, chocalho e ritmo (21) Atividade 21 – Vídeo |
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Faça sua própria rocha (27) |
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O Sal da Terra (29) |
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Construa o seu próprio vulcão (33) Atividade 33 – Vídeo |
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Olhe como eles correm! (38) Atividade 38 – Vídeo |
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Metamorfismo, em grego, significa “mudança de forma”, não é? (43) |
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Intemperismo – rochas dissolvendo e rochas demolindo (46) |
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Rachando as evidências (47) |
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Espremido até mudar de forma (51) |
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Moedura e cisalhamento (60) Atividade 60 – Vídeo |
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Dust bowl (61) Atividade 61 – Vídeo |
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Castelos de areia e encostas (66A) Atividade 66A – Vídeo |
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Crateras na Lua (68) Atividade 68 – Vídeo |
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Rachando (71) |
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Litorais mudando (73) Atividade 73 – Vídeo |
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Faixas magnéticas (81) |
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Fusão parcial – processo simples, enorme impacto global (82) |
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Continentes em colisão (83) |
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Modele a expansão do assoalho oceânico compensada por falhas transformantes (84) |
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O quebra-cabeça continental (85) |
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Uma pluma mantélica em uma proveta (86) |
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Surfando em placas tectônicas (87) |
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Placas tectônicas através da janela (88) |
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Vulcão no laboratório (89) Atividade 89 – Vídeo |
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A “deriva continental” de Wegener encontra as “placas tectônicas” de Wilson (91) |
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James Hutton – ou “Sr. Ciclo das Rochas” (93) |
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Por que rochas ígneas têm diferentes tamanhos de cristais? (94) |
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Uma corrida diferente “construa o seu próprio cristal” (99) |
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“Cristalização” em uma travessa de pudim (100)
Evidências do congelador – sob ou próximas às camadas de gelo. (104)
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Perigo – Areia Movediça! (117)
Construção de Montanhas de Margarina (118)
Dobradores de banana: Utilizando uma banana para simular estruturas geológicas (120)
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“Feliz Ondas” – durante o ano todo. Modelando como a energia de ondas sísmicas é transmitida (121)
Mania por bolhas. As pistas borbulhantes para a viscosidade do magma e as erupções (126)
Fluidos, atrito, rupturas (122)
Levá-lo ou deixá-lo? O debate da geoconservação. (127)
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Vulcões e diques/gelatina e creme – diques radiais (145) |
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Vulcões em colapso – caldeira de subsidência (148) |
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Estruturas sedimentares – estratificação graduada (177)
Estruturas sedimentares – marcas de base (179)
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O poder do gelo (180)
Estruturas sedimentares – imbricação: Qual era o sentido do fluxo do rio? (181)
Estruturas sedimentares – load casts. Explicando curiosas colisões nas bases das estruturas (184)
Estruturas sedimentares – estratificação cruzada e ‘posição correta’ (194)
Estruturas sedimentares – estratificação transversal e correntes antigas (195)
Divisão Continental – a abertura do Oceano Atlântico (198)
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Isostasia – 1 (205) |
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Isostasia – 2 (206)
Professor – “Qual é a diferença entre intemperismo e erosão?”. (207)
Pontos quentes. Modelando o movimento de uma placa tectônica através do globo (208)
Deslizamentos em encostas: Modelando como penhascos e encostas podem desmoronar (210)
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Desgastando em calcário – com um sopro! (214) |
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Paisagem cárstica – em 60 segundos (215) |
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Na sua opinião, os continentes se movem? (216) |
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O que move as placas? (217)
Rolando, pulando, flutuando e se movendo invisivelmente. (230)
Como era estar lá? – pistas nos sedimentos que podem trazer um ambiente à vida. (235)
O quebra-cabeça do tempo geológico: (250)
Cirurgia de rolo suíço: (251)
Auréola metamórfica em uma lata. Investigue (252)
A vista de cima: tectonismo vivo. (255)
Desdobramentos a encurtamento crustal (256)
Espessura do gelo desde o ponto zero (258)
Um balde para um caldeirão: visualizando os processos do passado por meio de cálculos. (259)
Investigando processos sedimentares em pequena escala e modelagem de poderosos rios. (260)
Modelo de fusão parcial e rocha real (262)
“Hooray! E ela se levanta!” Como a formação de uma cadeia de montanhas pode revelar seus segredos ocultos (265)
Modelagem geofísica de sensoriamento remoto. (270)
Bordas das placas e movimento com as mãos (278)
Modelando à mão ‘quando a rocha mais nova não esta no topo’ (282)
De sedimentos de rios às rochas listradas (283)
Modelando inconformidades – com as mãos (287)
Modelando as dobras – à mão (291)
O calor está ligado (293)
Direto para cima ou de cabeça para baixo (294)
Modelando falhas em rochas com as mãos (298)
Simulando pontos de inflexão – com as suas mãos (301)
Falhas na barra de chocolate (302)
Grãos de rocha cortado (303)
Quando as rochas macias são resistentes e as rochas duras são fracas? (312)
Explorando fluxos atuais através dos estreitos (315)
O ciclo das rochas profundas explicado pelas placas tectônicas: litificação (317)
O ciclo das rochas profundas explicado pelas placas tectônicas: deformação e metamorfismo (318)
O método de mostrar intemperismo, erosão, transporte e deposição com blocos de Lego™ (320)
“Todos os modelos estão errados” mas alguns estão realmente errados: mecanismos de acionamento de placas (326)
Praia, rio, duna, montanha, planície – que camadas podem ser preservadas aqui? (327)
Qual é a cordilheira oceânica que se espalha mais rapidamente? (328)
Como se formam os leitos sedimentares? – e por que podemos vê-los? (329)
Estruturas sedimentares – faça sua própria cama cruzada (330)
Quebrando – congelamento e degelo no tempo de aula (337)
Qual pode ser o marcador do ‘pico dourado’ no final do Antropoceno? (338)
Quais estruturas sedimentares você pode fazer? (341)
Trilobitas deformados (342)
Como as tempestades podem afetar as taxas de erosão? (345)
O que move as placas? A evidência (347)
O que move as placas? Modelagem de tração de laje (349)
Processos metamórficos: controlados por profundidade, temperatura e pressão (361)
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A evolução da vida
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Desenterre o dinossauro (6) |
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O encontro dos dinossauros – 100 milhões de anos atrás (14) |
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Como pesar um dinossauro (17) |
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Um dinossauro no pátio (23) |
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Fóssil ou não? (28) |
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Uma linha do tempo no seu quintal (32) Atividade 32 – Vídeo |
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Morte do dinossauro – ele morreu ou foi morto? (35) |
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Como seria estar lá? – Trazendo um fóssil à vida (37) |
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Como eu poderia ser fossilizado? (50) |
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Fazendo uma pegada (66B) |
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Mary Anning – Mãe da Paleontologia: “Uma mulher no mundo dos homens” (115) |
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Criaturas Curiosas (119)
Classificando a evolução das manchetes da evolução (132)
Quem comeu a amonite? Uma teia alimentar jurássica – a partir de evidência fóssil (142)
Rochas de construção 4 – Rochas metamórficas. Quais são as diferenças entre rochas metamórficas comumente usadas como rochas de construção? (143)
Cinquenta milhões de anos no futuro. Investigando como os animais se adaptam a seus ambientes (146)
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O filme da fossilização de trás para frente (176) |
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A sobrevivência da Concha do Mar (183) |
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Vestígios fósseis – tocas ou perfurações (186) |
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Quantos tataravôs? (200) |
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Quantos besouros? O jogo da evolução (201) |
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Fossilize! (202)
Agitando conchas – sobrevivência do mais forte. Por que o registro fóssil está incompleto? (212)
Um rolo de papel higiênico do tempo. (234)
Os altos e baixos dos amonites: Como os amonites ajustavam sua posição no oceano? (264)
O padrão dos continentes/oceanos versus o padrão de vida na Terra (280)
Mistério da extinção (360)
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A Terra como sistema
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O ciclo das rochas em cera (10) Atividade 10 – Vídeo |
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Fluxo denso, fluxo rarefeito? Atmosfera e oceano em um tanque (25) |
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O carbono dá voltas e voltas e voltas (39) |
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Sobrevivência no espaço: como nós poderíamos sobreviver um ano em um domo (44) |
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O ciclo das rochas através da janela (52)
Mapa geológico a partir de rabiscos 2: vale com geologia simples (103)
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Mudança de estado – transformação da água (167) Atividade 167 – Vídeo |
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Mini-ciclo da água (168) Atividade 168 – Vídeo |
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O ciclo da água (171) |
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‘Marcando’ moléculas de água – para explorar o ciclo da água (173) |
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O ciclo da água e o calor no laboratório – e no globo (174)
Trabalho de campo: Aplicando “o presente é a chave para o passado” (187)
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Sob pressão (189)
Pressão da água – subsolo: demonstrando como a pressão hidrostática cresce com a profundidade (190)
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Jogo do ciclo da água (204)
‘Marque’ um átomo de carbono – e explore o ciclo do carbono (213)
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Areia na janela (219)
Explicando o ciclo das rochas: produtos e processos.(253)
Evitando mal-entendidos em relação ao ciclo das rochas (272)
O ciclo das rochas na ponta dos dedos (274)
Atmosfera e oceano em uma lancheira (288)
O efeito estufa está acontecendo lá fora hoje?(310)
De “Detetive de rochas” a “Explicando o ciclo das rochas ” (316)
‘Marcando’ átomos de nitrogênio – para explorar o ciclo do nitrogênio (335)
Perdidos no mar – as incríveis viagens de patos de borracha ao redor do mundo (340)
352 – Ressonância do Oceano Pacífico
353 – “Uma mulher cientista num mundo de homens” – como foi?
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A Terra no espaço
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O ciclo do carbono através da janela (55) |
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Por que o Sol desaparece? (56) Atividade 56 – Vídeo |
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Crateras na Lua (68) Atividade 68 – Vídeo |
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O mundo aquático da química subterrânea (70) |
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Planetas no parquinho (92) |
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A Lua de Jaffa (154) |
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Lua de poliestireno (158)
Lua de pirulito: Modelando as fases da Lua com uma bola, uns pirulitos e uma luz forte (160)
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Eclipse o pirulito (162) |
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Uma divertida montanha russa (169) |
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Quente ou não? (191)
Terra na Terra: usando um globo na luz do Sol para demonstrar como o dia, a noite e as estações funcionam (192)
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Estações: o efeito da nossa inclinada Terra (193)
A Terra e os ciclos de Milankovitch – com as mãos (299)
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Investigando a Terra
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Quando ele explodirá? – prevendo erupções (2) |
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Ciências da Terra ao ar livre: preservando a evidência (26) |
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Qual a História da Geologia? 40) |
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De uma laranja para toda a Terra (59) Atividade 59 – Vídeo |
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A “ideia do grande atol de coral” de Darwin (63) |
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De bolas de argila até a estrutura da Terra (74) |
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Ondas na Terra 1 – a simulação da mola de brinquedo (76) Atividade 76 – Vídeo |
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Ondas na Terra 2 – moléculas humanas (77) Atividade 77 – Vídeo |
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Geo-Batalha Naval (79) |
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Hora da festa para vulcões! (90) |
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Sondagem elétrica do solo (96) |
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Cartões postais geológicos 1 – granito e cré (97) |
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Cartões postais geológicos 2 – arenito e calcário (98)
Mapa geológico a partir de rabiscos 1: um morro cônico (101)
Mapa geológico a partir de rabiscos 2: vale com geologia simples (102)
Mapas a partir de rabiscos 3: vale com geologia inclinada (105)
Mapa a partir de modelos 1: planície com geologia simples (106)
Mapa a partir de modelos 2: cuesta com geologia simples (107)
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William Smith – “O pai da Geologia Inglesa” (109) |
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Tente a “Sorte” com um vulcão em erupção (110)
Mapa a partir de modelos 3: vale com assoalho horizontal (111)
Mapa geológico a partir de modelos – 4: cume inclinado e vale (113)
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Mapa geológico a partir de modelos (116)
Mapa geológico a partir de modelos 6: planície com falhas na direção do declive (123)
Mapa geológico a partir de modelos 8: planície com diferentes tipos de falha (125)
Opengeoscience: Intrusões ígneas e lavas (129)
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Rochas Inclinadas e dobradas (130)
Toneirando: Usando a densidade para separar materiais diferentes (133)
Faça você mesmo o declive e modelo descoberto (com clinômetro) (136)
Mapa geológico: utilizando a geologia da superfície para fazer um mapa geológico (138)
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Uma atividade central: Reunindo evidências da composição do núcleo da Terra (147) |
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Trabalho de campo: Avaliação ambiental (188) |
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Jornada ao centro da Terra – em um rolo de papel higiênico (196)
Por que a minha bússola não funciona do outro lado do Equador? (197)
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Trabalho de campo: a estratégia “Todo-Poderoso” (203) |
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Planejamento para o trabalho de campo (220)
Questões para qualquer face de rocha 1: intemperismo (221)
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Questões para qualquer corte de rocha 2: erosão (222)
Trabalho de campo: re-criação interativa (223)
Questões para qualquer face de rocha 3 (226)
Questões para qualquer face de rocha 4 (227)
Questões para qualquer face de rocha 5 (229)
Questões para qualquer corte de rocha 6 (231)
Questões para qualquer corte de rocha 7 (232)
Questões para qualquer corte de rocha 8 (233)
Questões para qualquer corte de rocha 9 (237)
Questões para qualquer corte de rocha 10 (238)
Questões para qualquer corte de rocha 11 (240)
Questões para qualquer corte de rocha 12 (242)
Perfurando chocolate! O que furos podem nos dizer sobre a Terra? (243)
Questões para qualquer corte de rocha 13 (244)
Questões para qualquer corte de rocha 14 (245)
Trabalho de campo: uma visão do lugar. Utilizando a vista da área local para sintonizar-se ao local geológico (246)
“O que promove uma boa experiência educacional?” Uma abordagem para planejar trabalhos de campo (257)
Agora e depois – notando as diferenças (263)
Geo-arte: pinturas à esculturas inspiradas em todas as geocoisas (267)
Geo-literatura: Poemas e histórias inspiradas por tudo que é ‘geo’ (268)
A doce simulação do isótopo do oxigênio (275)
Interprete a temperatura da Terra a partir da simulação de núcleos de gelo de águas profundas (276)
GeoIdeia Quiz do enfeite de natal (277)
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Terremotos na arte (281)
Como evidências no núcleo de gelo podem explicar mudanças climáticas? (285)
“O que poderia te machucar aqui?” Abordagem de segurança no campo (292)
Vista para o futuro – e para o passado (297)
Demonstração de ondas sísmicas com molas (304)
O que poderíamos medir para descobrir se a mudança climática está acontecendo aqui? (305)
Trabalho de campo urbano – as histórias de materiais, cores, linhas e formas (306)
“Recriando” as rochas vistas no campo – passo a passo (321)
Derretimento do gelo e alteração do nível do mar 1 – gelo marinho (322)
Clima na chegada – Se você de repente chegou a algum lugar – o que lhe diria como era o clima? (324)
Continentes no recreio. Uma paleogeografia no pátio da escola (331)
Onde na terra não há solo? Uma discussão sobre a formação do solo (332)
Como são as partes superior e inferior de uma placa tectônica? (334)
Geo-música – música inspirada em todas as ‘geo’ coisas (336)
Modelagem de mapeamento do fundo do mar (351)
O que move as placas? Na tração de lajes, o que é que puxa? Compreender como funciona a tração de lajes examinando dados.
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O tempo geológico
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Depositando os princípios (20) Atividade 20 – Vídeo |
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Onde nós devemos perfurar para achar petróleo? (41) |
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Detetive ambiental (53) |
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Idade da Terra (141) |
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Quantos para um milhão? (149) |
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Quanto tempo demora? (150)
Preenchendo a lacuna – retratando a inconformidade ‘abismo do tempo’? (261)
De volta no tempo “Jacarés vistos em Londres” (286)
Datando a Terra – antes da descoberta da radiação (295)
O que aconteceu quando?: classificando sequências usando conceitos estratigráficos (307)
Balas de goma cortadas para entender os mapas geológicos em 3D (311)
Que cor era o mundo no passado? (325)
Qual pode ser o marcador do ‘pico dourado’ no final do Antropoceno? (339)
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Os materiais da Terra
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Detetive de rochas – pistas rochosas para o passado (4) |
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Modelagem para rochas: o que está escondido dentro delas – e por quê? (5) Atividade 5 – Vídeo |
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Como seria estar lá – em um mundo rochoso? (7) |
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Permeabilidade dos solos – “A incrível corrida dos solos” (22) |
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Eureca! – detectando minério do modo de Arquimedes (30) |
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O espaço interior – a porosidade das rochas (31) |
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A “grande ideia de solo” de Darwin (58) |
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Inocente até que se prove o contrário (72) |
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De bolas de argila até a estrutura da Terra (74) |
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Terra magnética (75) |
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Saltando, dobrando, quebrando (78) |
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Magnetismo congelado (80) |
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Identificando os minerais – use seu(s) sentido(s)! (131)
Rochas de construção 1 – um recurso para várias atividades do GeoIdeias (134)
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Minha lápide irá durar? (135)
Rochas de Construção 2 – As rochas ígneas. Quais são as diferenças entre as rochas ígneas comumente usadas como rochas de construção? (137)
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Rochas de construção 3 – Rochas sedimentares (140) |
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Testando rochas 1 – saltando para trás (151) |
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Faça o seu próprio solo (152) |
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Rosquinhas de solo (153) |
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Encontrados no chão: classificados! (155) |
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Testando rochas 2 – “Splat!” (157) |
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Testando rochas 3 – aquela percepção de encolhimento (159) |
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Rochas no telão (163)
Seja um especialista em minerais 1 (165)
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Seja um especialista em minerais – 2 (166) |
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Seja um especialista em minerais – 3 (170) |
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Seja um especialista em minerais 4 – Recicle o seu telefone celular (172)
“Jardim com Pedras 1” – o jogo das rochas: Esboce as diferentes características das rochas – com os seus alunos (178)
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“Rockery 2” – o jogo do ciclo das rochas (182) |
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Imãs humanos! Modelando campos magnéticos antigos e modernos, utilizando seus alunos (209)
Agregados para estradas – que rocha? (211)
Piratas e tesouro enterrado (224)
Caça ao tesouro sensorial (225)
Exploradores de Rochas: Classificando rochas em famílias (236)
Projete seu próprio parque de diversões com rochas (239)
Construtor de rochas. Simulando a formação das rochas sedimentares fossilíferas (241)
A minha rocha retém água e a água fluirá através dela? (247)
Eu sou carbonato de cálcio puro’ – a questão do carbonato de cálcio. (248)
Rochas ao redor da escola (249)
Existe vida nessa amostra de solo? (271)
Faça e use o seu próprio molde de gesso (279)
Receita para uma Terra magnética e um detector magnético (290)
Música com rochas (308)
Do que isso é feito? Relacione cada mineral ou rocha com o objeto que os contém. (313)
Isso é um mineral ou não é? (314)
Uma rocha é uma cápsula do tempo – uma mensagem do passado (344)
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Recursos e meio ambiente
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Modelagem para rochas: o que está escondido dentro delas – e por quê? (5) Vídeo da atividade (5) |
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Por que o solo é levado pela água? (8) |
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Preso! Por que óleo e gás não conseguem escapar de suas prisões subterrâneas? (24) |
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Pedreira através da janela – o que você vê o que você não vê? (36) |
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Rochas para comer? (48) |
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Da chuva à nascente: água proveniente do solo (54) |
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Energia através da janela (57) Atividade 57 – Vídeo |
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Faça seu próprio reservatório de petróleo e gás (64) |
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‘Água, água em todo lugar, mas nenhuma gota para beber’ (67) |
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Riquezas no rio (69) |
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Energia das rochas: simulações de energia geotérmica (95)
Do que sou feito? Uma comparação entre a química do corpo humano e a química do resto da Terra (108)
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Mineralização hidrotermal interativa (128) |
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Poços, poços, poços! (139) |
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Água – é uma questão de paladar ou a substância tem sabor? (144) |
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Faça o seu próprio solo (152)
Fundição em uma vareta: Fundindo minério de ferro em ferro em um queimador de gás (156)
Quebra-cabeça das camadas do solo: Faça seu próprio perfil de solo e investigue outros (161)
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Garimpeiros de Ouro: Peneirando por “ouro” em sedimentos de rio (164)
Qual fonte de energia? – Resolvendo a crise em Kiama (175)
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Trabalho de campo: Avaliação ambiental (188)
Por que o Mar Morto é morto? Medindo a salinidade (199)
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Então, você quer conservar um local de geodiversidade (218)
De onde o petróleo offshore vem? (228)
Receita para o fluido de fraturamento perfeito. (269)
Encontrando a Terra nas Metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU (319)
Derretimento do gelo e mudança do nível do mar 2 – calotas polares (323)
Futuro da energia_ prevendo a mistura de contribuições futuras de fontes de energia.pdf
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Riscos naturais
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Tremor de terra – minha casa desabará? (1) |
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Um tsunami pela janela – o que você veria, o que você sentiria? (3) |
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Deslizamento de terra pela janela – o que você veria, o que você sentiria? (15) Atividade 15 – Vídeo
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Um terremoto pela janela – o que você veria, o que você sentiria? (18) |
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Sobrevivendo a um terremoto (19) |
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Enchente pela janela – o que você veria, o que você sentiria? (34) |
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Uma erupção pela janela (42) |
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Tsunami (45) |
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Previsão de terremotos – quando um terremoto irá acontecer? (49) |
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O perigo do rompimento de barragem (62) |
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Tremeu, mas não se mexeu? (112) Atividade 112 – Vídeo |
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O balão sobe no Krakatoa (114) |
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Dolina! (185)
Alerta de Tsunami! Correr para as colinas ou ficar à beira-mar? (254)
Um terremoto em sala de aula (266)
Modelando como as ondas de um terremoto se amplificam e devastam. (273)
Melhor aula sobre Erupção? (284)
Terremotos com espaguete (300)
Se um leito sedimentar fosse colocado à vista agora – como seria? (309)
Qual(is) é(são) a(s) opção(ões) menos ruim(s) para suprir a futura lacuna energética global? (343)
Que processos naturais catastróficos afetaram a sua região no passado geológico? (357)
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